Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Após inchaço e dor, médicos retiram larva que vivia em rosto de mulher

Os médicos encontraram larvas vivas na testa da paciente  - Divulgação/ BMJ
Os médicos encontraram larvas vivas na testa da paciente Imagem: Divulgação/ BMJ

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/01/2019 13h37

Dores na região da testa e inchaço no rosto intrigaram uma moradora da cidade de York, no Reino Unido, durante dias. A britânica de 55 anos (que não teve o nome revelado) só foi descobrir o que tinha ao entrar na emergência do hospital.

De acordo com um artigo publicado no periódico British Medical Journal Case Report (BMJ), a mulher estava com larvas no interior do rosto. 

Em um primeiro momento, os médicos acharam que a paciente tinha sofrido uma picada de inseto e recomendaram um antibiótico para amenizar a dor e evitar infecções. No entanto, alguns dias depois, a mulher retornou ao centro médico se queixando de mais dores no rosto e com inchaço em toda região da testa até os olhos. 

Ao ser encaminhada à emergência, a equipe médica notou uma lesão de um centímetro que escorria pus. Depois de realizar incisão no interior da ferida, os médicos retiraram uma larva viva que estava na região. 

A mulher disse aos médicos que tinha voltado de uma viagem a Uganda, na África, e realizou um passeio pelo Parque Nacional de Kibale, uma das principais atrações turísticas da região.

Após a retirada da larva, os médicos constataram que era da espécie Cardylobia rodhaini, conhecida como mosca de Lund, e encontrada nas florestas tropicais.

Para surpresa da equipe, após uma ultrassonografia, os médicos encontraram uma outra larva vivendo na testa da paciente. O animal também foi retirado durante procedimento cirúrgico.

Segundo a paciente, o filho, que também viajou a Uganda, teve os mesmos sintomas na região das costas. De acordo com os especialistas, a invasão das larvas é considerada extremamente rara, sendo que o último caso foi registrado na década de 70. 

Larva 2 - Divulgação/ BMJ - Divulgação/ BMJ
Imagem: Divulgação/ BMJ

No relatório final, a equipe médica explicou que, provavelmente, a larva estava em uma toalha de banho, que foi utilizada pela paciente ao enrolar os cabelos após o banho. Depois de retirar os animais, a paciente passa bem e não apresenta nenhum problema de saúde. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube