Mulheres que são mais otimistas têm 12% menos riscos de ter diabetes tipo 2
Além de fatores como dieta, atividade física, peso e até genes, a personalidade de uma pessoa também pode influenciar o risco de ela desenvolver diabetes. Um novo estudo, publicado no periódico Menopause, sugere que o otimismo pode ter um efeito protetor contra a doença em mulheres na pós-menopausa.
Os cientistas da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, examinaram dados de 139.924 mulheres na pós-menopausa que não tinham diabetes no início da pesquisa. Ao longo dos 14 anos de acompanhamento clínico, ocorreram 19.240 casos de diabetes tipo 2.
Depois, os pesquisadores avaliaram os traços de personalidade das mulheres e descobriram que, em comparação com as participantes que tinham níveis mais baixos de otimismo, aquelas que eram os mais positivas também eram 12% menos propensas a desenvolver diabetes.
Por outro lado, as mulheres que tinham maior probabilidade de expressar emoções negativas tinham um risco 9% maior de ter a doença, e aquelas com nível mais alto de hostilidade tinham 17% mais chances. E essa relação entre hostilidade e risco de diabetes era menos forte em mulheres obesas.
De acordo com Juhua Luo, principal autora do estudo, os resultados podem ajudar na prevenção do problema. "Além dos esforços para promover comportamentos saudáveis, os traços de personalidade das mulheres devem ser considerados para orientar as estratégias de intervenção clínica ou programática na prevenção do diabetes", diz ela.
VivaBem no Verão
O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!
Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.