Nove atitudes positivas para fazer da corrida um ambiente de prazer
Quem gosta de corrida não tem dificuldade em fazer uma lista de bons motivos positivos para se dedicar a essa atividade. Melhora da saúde, do bem-estar e a convivência com outras pessoas são alguns dos mais comuns. E para que o ambiente da corrida seja prazeroso, alguns comportamentos são fundamentais.
Seja em provas ou seja em um simples treino, a postura de cada corredor é decisiva para que o respeito predomine e a experiência valha a pena.
Por isso, conversamos com especialistas no assunto para levantar nove atitudes positivas que ajudam a tornar o ambiente da corrida cada vez melhor.
1 - Divida a rua, ninguém e dono dela
Correr em espaço público é dividir espaço público. Por isso, respeite os demais corredores, os pedestres, os ciclistas e assim por diante. Preste atenção em todos ao seu redor para se manter em segurança e garantir a segurança dos demais também. Ninguém é dono da rua.
2 - Evite mudar drasticamente de direção
Quando estiver correndo e precisar se deslocar lateralmente --para parar ou pegar água, por exemplo -- olhe para o lado e veja se não há ninguém se aproximando. Procure também sinalizar com a mão para onde vai. Assim, você evita trombadas que podem fazer com que você ou o outro corredor se machuque.
3 - Deixe a esquerda livre
A regra é basicamente a mesma para os carros ou escadas rolantes --e que muitos motoristas e pessoas insistem em não cumprir. Tente se manter sempre à direita e deixe a esquerda livre para quem está mais rápido, principalmente em provas. Essa dica também é válida para facilitar a vida de eventuais ciclistas que estão pedalando no sentido contrário e irão ultrapassar pela esquerda.
4 - Não bloqueie a pista
Correr acompanhado é uma ótima opção, mas tome cuidado para você e seus amigos não fazerem aqueles "paredões" que impedem as demais pessoas de passarem confortavelmente. Se quiser ficar lado a lado com seu companheiro, faça isso no máximo em dupla (e os demais devem ficar atrás ou à frente de vocês). Assim todos podem desenvolver seu ritmo sem causar trombadas.
5 - Maneire o volume da música
Muitas pessoas gostam de correr ouvindo música, mas é preciso ter bastante cuidado. O som alto pode tirar sua atenção durante a atividade física e fazer com que não perceba a presença de outro atleta ou até mesmo de um carro, colocando sua segurança em risco. Uma recomendação dada por especialistas é correr com fone em apenas uma orelha, permitindo ouvir sons a seu redor e evitando problemas com veículos, bicicletas e outros corredores, por exemplo.
6 - Cuidado com seu lixo
Em provas, tenha cuidado na hora de descartar copos de água e suplementos que você usa durante a corrida. Além de se preocupar em não acertar ninguém que esteja por perto, jogue a embalagem nos locais indicados pela organização para não poluir o ambiente e não deixar um rastro de sujeira. Um erro bastante comum que as pessoas cometem é lançar o copo em bueiros ou em canteiros, onde a equipe de limpeza não vai enxergar.
7 - Divida sua água
Ofereça a outros corredores o restante da água que receber da organização caso não vá consumi-la inteira. Meio copo de água que iria para o chão pode ajudar bastante um corredor que está com sede ou calor e não conseguiu pegar água suficiente nos pontos de hidratação da prova. Outra atitude positiva é pegar um copo para o atleta que está ao seu lado, caso perceba que o percurso está lotado de atletas e ele vai ter dificuldade de chegar até a mesa de hidratação.
8 - Largue de acordo com seu ritmo
Muitas provas oferecem, no momento da inscrição, a possibilidade de largar na "onda" referente a seu ritmo (velocidade). Respeitar isso é fundamental para que a corrida flua bem nos metros iniciais. Você não fica na frente dos atletas mais rápidos que você, evitando esbarrões, olhares tortos e "fechadas" no trajeto. Além disso, ao largar junto com corredores do seu ritmo, você não corre o risco de sair rápido demais e ficar sem gás no fim da corrida.
9 - Não pare bruscamente na linha de chegada
Em provas, muitas pessoas guardam energia para os metros finais e chegam em alta velocidade, então uma simples caminhada nos metros seguintes ao pórtico é suficiente para evitar chateações e acidentes em um momento tão recompensador.
Fontes: José Carlos Fernando, head coach da Ztrack Esporte e Saúde; e Marcos Feitosa, treinador da Lobo Assessoria Esportiva, treinador IAAF nível II e de Alto Rendimento pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.