Kim Kardashian tem pele criticada e explica ter psoríase; entenda a doença
Com pequenas descamações acima do olho e o rosto coberto por maquiagem, uma foto da socialite Kim Kardashian gerou polêmica na internet --alguns comentaram que ela estava tendo um "bad skin day", ou, em português "dia de pele ruim".
A irmã mais famosa do clã logo saiu em própria defesa: declarou ter psoríase, doença com a qual foi diagnosticada há cerca de 8 anos.
"É psoríase por todo meu rosto", diz o tweet
Trata-se de uma doença de pele inflamatória e crônica, que acomete cerca de 2 milhões de pessoas por ano só no Brasil. O sintoma mais comum é a irritação da pele, com manchas vermelhas e descamações que aparecem principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas, mas podem acometer outras regiões.
Por alterar a aparência, é comum que a inflamação mexa com a autoestima dos pacientes, como é o caso de Kim. Após ter sua foto divulgada, a socialite pediu ajuda aos internautas para dicas do que funciona com a doença.
No passado, ela também comentou que usa produtos à base de algas e até já passou o leite materno da irmã na pele, com a esperança de amenizar as lesões."São técnicas que não têm embasamento científico, e além de não ajudar, podem piorar o caso. A recomendação médica é sempre necessária", indica Ricardo Romiti, dermatologista, Professor Assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Coordenador da Campanha Nacional de Psoríase da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
O especialista explica que, primeiramente é necessário um diagnóstico médico, pois a psoríase pode ser confundida com outras doenças de pele. Após a confirmação, para cada caso, recomenda-se um tratamento diferente. "Em graus mais leves, é indicado cremes e pomadas anti-inflamatórias. Para os de maior extensão, já existem tratamentos a base de comprimidos e até injeções, que são seguros e muito efetivos", esclarece.
O que causa a psoríase?
As manchas e descamações da psoríase vem e vão. De acordo com o médico, não existe apenas uma causa para que as manchas apareçam. A doença é multifatorial e pode se manifestar após infecções, ingestão de medicamentos ou períodos de estresse. Muitos pacientes apresentam a doença por hereditariedade, como é o caso de Kim, que tem a mãe acometida.
"Os sinais geralmente aparecem em jovens adultos, entre 20 e 30 anos de idade, e podem ser leves, com pequenas manchas e pouca descamação, ou severos, acometendo até 100% do corpo", afirma Romiti.
A doença não tem consequências muito severas para a saúde, e muitos que o maior problema seja o preconceito que os pacientes sofrem. "A doença não é infecciosa, mas mesmo assim, muitas vezes por não saber, as pessoas têm receio de tocar os que sofrem com o quadro", indica o médico.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.