Ele perdeu 14 kg em 2 meses e criou estratégia para não engordar mais
Vítima do efeito sanfona por anos, Ícaro Rabelo cansou das idas e vindas da balança e resolveu emagrecer de vez quando chegou a 93 kg. A seguir, ele conta o que fez para secar o corpo e não engordar novamente:
"Na minha vida sempre travei muitas lutas contra a balança. Durante muito tempo fui vítima do efeito sanfona e não consegui ter uma constância para frequentar a academia e me alimentar de forma saudável. Emagrecia e depois que atingia o peso que queria, não conseguia manter e voltava a engordar novamente.
O fato de estar com sobrepeso também me afastava das atividades físicas. Sentia preguiça de acordar, só queria dormir e tinha problemas de respiração. Toda essa situação só aumentava a minha ansiedade e gerava até uma leve depressão.
Meu basta foi quando cheguei a 93 kg. Eu me olhei no espelho, tirei uma série de fotos e vi o quanto a minha barriga estava grande, meu rosto e meu pescoço mais largos. A iniciativa de emagrecer partiu de mim e foi por estética, mas trouxe vários benefícios à saúde, já que ao começar a reeducação alimentar meus exames regularizaram.
Iniciei a dieta sozinho, mas logo depois busquei acompanhamento de um médico e de uma nutricionista. No começo, segui uma dieta normal e depois optei pela low carb. Reduzir o carboidrato não foi fácil e me deixou um pouco ansioso, principalmente por vontade de comer doce.
Tirei o açúcar até do meu café e senti muita falta. Para matar o desejo por guloseimas, mascava chicletes sem açúcar. Ficar sem comer pizza também foi um desafio. Mas depois da primeira semana comecei a me acostumar, pois fui aos poucos mudando meu pensamento.
O mais legal é que uma vez por semana eu tinha uma refeição livre, só que nunca podia ser a última da noite. E era muito bom porque dava para matar a vontade das comidas que eu queria. Como eu fiquei muito focado e estava com acompanhamento nutricional, as mudanças apareceram rapidamente! De início, perdi aquele inchaço e retenção de líquido e depois foi quando comecei a eliminar gordura mesmo.
Em 45 dias após mudar a alimentação, já estava com um corpo bem diferente, o que me animou
Quando resolvi iniciar o novo plano alimentar fiz questão de voltar a fazer atividade física, que era algo que eu gostava bastante. Voltei para a musculação e todo dia de manhã fazia um exercício aeróbico e jejum. Recentemente também decidi praticar triatlo, o que exige que eu faça exercícios duas vezes ao dia para conseguir cumprir os treinos de corrida, ciclismo e natação. Tenho o objetivo de participar da minha primeira prova no segundo semestre de 2019.
A atividade física sem dúvida deixa o meu dia melhor e mais produtivo
Saí dos 93 kg para os 79 kg e perdi cerca de 22% de gordura corporal. Como o efeito sanfona sempre foi presente na minha vida, sei que emagrecer não é fácil, mas manter também é uma tarefa difícil. Todas as outras vezes em que fiz dieta, fiquei ansioso e voltei a comer tudo errado novamente. Para brigar contra esse "padrão" tenho usado muito a força do meu pensamento.
Se fico com preguiça de treinar ou de comer algo que não devo, lembro da minha foto com barrigão e de como não gosto de estar acima do peso
Hoje, tenho o pensamento de continuar com essas mudanças para a vida, diferentemente das outras vezes. Claro que não é fácil. Meu trabalho é muito cansativo e fico constantemente estressado e ansioso, mas essa técnica de olhar minha foto e retomar a consciência de que eu não quero ficar assim de novo me ajuda muito.
Hoje consigo ter mais controle da minha alimentação em diversos momentos. No fim do ano fui viajar e não comi de forma exagerada, como fazia antes. Fora que logo que voltei de férias já fui para academia. Antigamente, essa já era a deixa para começar a faltar e aos poucos ir desencanando do meu foco.
Ao todo, emagreci 14 kg em 70 dias e tenho fixado em minha mente que não quero voltar a engordar. Por isso, sou consciente de toda a minha trajetória e de quanto foi difícil chegar até aqui. Assim, evito cometer deslizes.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.