Fani perdeu 28 kg para vencer síndrome metabólica; entenda riscos da doença
Muitos acompanharam o processo de perda de peso da ex-BBB Fani Pacheco nos últimos anos, mas o que nem todos sabem é que a mudança não foi motivada pela infelicidade com o corpo, mas sim por motivos de saúde.
Em entrevista especial ao UOL VivaBem, Fani contou que estava no auge da aceitação com o próprio corpo vestindo 44 e pesando 86 kg, mas teve uma surpresa desagradável ao fazer exames: "Descobri que tinha síndrome metabólica. Podia ficar diabética a qualquer segundo".
A sindrome metabólica é caracterizada por um conjunto de condições que aumenta o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes.
De acordo Paola Machado*, educadora física especializada em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o problema geralmente acontece quando há ganho excessivo de peso, já que está relacionado à obesidade, falta de exercício físico e má alimentação, mas é mais comum em quem tem histórico familiar de diabetes ou hipoglicemia.
O quadro tem como base a resistência à ação da insulina o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio, e apresenta um conjunto de alterações comuns:
? Obesidade
A síndrome aparece para quem está acima do peso, e circunferências abdominais maiores do que 87 cm em mulheres, e 107cm em homens, são preocupantes.
? Hipertensão
Ocorre quando a pressão arterial está constamente acima do normal. É considerada alta quando está acima de 130 x85 mmHg (o popular 13 por 8)
? Colesterol bom alterado
Exame de sangue que indica níveis baixos de colesterol bom (HDL) também é um alerta.
? Glicemia alta
Caracterizada pela concentração de glicose (açúcar) no sangue, pessoas com glicemia alta apresentam maiores chances de diabetes.
? Triglicérides elevado
Se a gordura presente no sangue estiver acima do normal, há maior risco de doenças do coração.
Tratamento
Com pavor da doença, Fani fez tratamento com remédios, dieta e atividade física e conseguiu voltar à forma física da época em que estava no reality show: 65 kg.
Os especialistas indicam que uma vida saudável é a melhor forma de combater o problema. Manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas desacelera os fatores de risco e acaba com a síndrome metabólica. Dependendo da gravidade do caso, os médicos também podem receitar remédios para controlar o colesterol, glicemia, triglicérides e hipertensão.
*Consultada em reportagem publicada em 29/05/2018
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.