Deise Cipriano, do Fat Family, morre com câncer no fígado; entenda causas
A cantora Deise Cipriano, do grupo Fat Family, morreu na tarde desta terça-feira (12) em São Paulo. Diagnosticada com câncer no fígado em agosto do ano passado, a artista estava internada no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de fígado é o sexto mais letal no Brasil. As causas mais comuns para o aparecimento da doença são maus hábitos alimentares --ingestão excessiva de frituras, alimentos ultraprocessados e fast-food --, consumo abusivo de álcool, tabagismo, obesidade, esquistossomose e esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado.
A cirrose e a esteatose são fatores de risco para o hepatocarcinoma, um tipo agressivo de câncer das células hepáticas que causa mais 9700 mortes ao ano, segundo o INCA. Cerca de metade dos pacientes com esse tipo de câncer têm cirrose hepática, doença que pode ser consequência não apenas da esteatose e do alcoolismo, mas principalmente da infecção pelos vírus da hepatite B ou C.
Sintomas
Na maioria dos casos, o tumor está em estágio avançado quando é a diagnosticado, mas alguns sintomas podem dar sinais da doença no organismo, são eles: dor abdominal, distensão abdominal, perda de peso inesperada, perda de apetite, mal-estar, icterícia (cor amarelada na pele e nos olhos) e ascite (acúmulo de líquido no abdômen).
Como prevenir
- Evitar contágio pelos vírus das hepatites B e C;
- Prevenir doenças como esteatose e diabetes;
- Evitar consumo excessivo de álcool;
- Praticar atividade física e gerenciar peso;
- Manter uma alimentação saudável, rica em produtos naturais.
*Dados de matérias publicadas no dia 15/01/2019 e 11/06/2018.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.