Uso muito xampu seco. Ele pode fazer mal para meu cabelo ou minha saúde?
Aqui, vale a máxima: tudo em excesso faz mal --e o xampu seco não fica de fora. Diferente do xampu comum, que remove os resíduos do couro cabeludo e dos fios, a versão seca deposita substâncias sólidas (como o óxido de alumínio) no cabelo e que absorvem o excesso de oleosidade.
Esse tipo de xampu não tem a função de limpar o cabelo, apenas de deixá-lo com um aspecto menos oleoso. Os restos de impurezas continuam depositados ali, o que não é um problema se você lavar o cabelo com xampu comum periodicamente. Entretanto, o uso contínuo das versões secas promoverá o depósito de substâncias sólidas nas cutículas dos cabelos e no couro cabeludo, podendo gerar coceiras ou causar dermatite alérgica.
O xampu seco ainda pode piorar a dermatite seborreica, uma inflamação na pele que causa principalmente descamação, vermelhidão e caspa, em quem já tem o problema. Isso porque a substância do xampu seco obstrui ainda mais o local já inflamado. Além disso, como ele desestimula a higienização do cabelo, a região fica propícia ao aparecimento de bactérias que podem ser patogênicas.
Se você for usar xampu seco, opte para aqueles dias em que você não conseguirá mesmo lavar o cabelo, ou seja, esporadicamente, e aplique-o a uma distância de 10 a 15 cm do couro cabeludo, para não ser tão agressivo ao couro cabeludo. Lembrando que o ideal é lavar o cabelo, no mínimo, três vezes por semana e que você pode sim lavá-lo todos os dias, principalmente se tiver os fios mais oleosos.
Fontes: Isabella Doche, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); Adriano Almeida, médico professor de dermatologia e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.