Como é seu sono? Dormir bem protege contra enrijecimento das artérias
Resumo da notícia
- Um sono ruim diminui a produção de um hormônio e resulta no endurecimento de artérias, também chamado de arterioesclerose
- O quadro pode levar ao entupimento ou rompimento das artérias, em quadros graves como infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Dormir bem pode proteger as artérias que garantem o fluxo sanguíneo
Dormir não é um luxo, é uma atividade importante para manter o organismo funcionando corretamente. Uma das provas disso é que estudos anteriores já mostraram que pouco tempo de sono aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes e prejudica até a vida sexual.
Alguns dos transtornos que não fechar os olhos traz para o corpo já foram desvendados pelos cientistas, mas eles ainda não entendiam ao certo como não dormir prejudicava o coração. Ao menos não até agora.
Em uma nova pesquisa, publicada no periódico científico Nature, foi possível ver a cadeia de respostas do organismo durante a privação de sono e como isso foi maléfico para a saúde cardíaca. Veja a análise:
- No estudo, metade dos camundongos dormiu tranquilamente enquanto os outros foram acordados com frequência;
- Os animais privados de sono mostraram níveis mais baixos de um hormônio chamado hipocretina, que tem como uma das funções controlar o estado de vigília;
- A queda de hipocretina levou a um aumento nos níveis de uma proteína chamada CSF1, que elevou a produção de glóbulos brancos inflamatórios na medula óssea e acelerou o enrijecimento de artérias -que podem romper ou entupir;
- Camundongos sem sono adequado tinham placas maiores em suas artérias e níveis mais altos de inflamação nos vasos sanguíneos, se comparados com aqueles que dormiram o suficiente;
- Restaurar o nível de hipocretina nos animais melhorou a saúde de suas artérias.
Resumindo? O sono ruim diminui a quantidade de um hormônio que aumenta a produção de células inflamatórias. A inflamação por sua vez deixa as artérias mais duras, comprometendo o fluxo sanguíneo no corpo e deixando o organismo mais suscetível a doenças como infarto ou AVC .
Com todo esse material em mãos, os médicos afirmaram mais uma vez que é preciso cuidar das horas de sono, uma vez que dormir bem "protege contra o enrijecimento de artérias e um sono ruim piora a condição".
Você não faz ideia de quanto tempo precisa dormir para estar na faixa considerada saudável? A resposta é bem pessoal, mas a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos criou uma tabela com horários médios de sono para cada faixa etária -como contamos em reportagem do dia 14 de agosto de 2018- assim você tem uma noção melhor:
- Recém-nascido (0 - 3 meses): 14 a 17 horas por dia
- Bebê (4 - 11 meses): 12 a 15 horas por dia;
- Primeira infância (1 - 2 anos): 11 a 14 horas por dia;
- Idade pré-escolar (3 - 5 anos): 10 a 13 horas por dia;
- Idade escolar (6 - 13 anos): 9 a 11 horas por dia;
- Adolescentes (14 - 17 anos): 8 a 10 horas por dia;
- Jovem adulto (18 - 25 anos): 7 a 9 horas por dia;
- Adulto (26 - 64 anos): 7 a 9 horas por dia;
- Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.