O estômago diminui quando a gente faz dieta?
Resumo da notícia
- Quem comia em grandes quantidades antes da dieta pode sim sentir o estômago diminuir
- Mas, na verdade, o órgão está retornando ao tamanho natural
- Apenas cirurgias podem reduzir o tamanho do estômago para além do normal
Sim, o estômago pode diminuir durante a dieta, caso ele estivesse dilatado devido aos hábitos alimentares que a pessoa tinha antes da mudança alimentar. Mas ele não fica menor do que seu tamanho natural, que é individual e determinado de acordo com a altura e a largura de cada um.
Quando a pessoa ingere, refeição após refeição, quantidades muito grandes de alimentos, o estômago não tem tempo de voltar ao seu tamanho após a digestão e vai ficando dilatado, permitindo que se consiga comer mais. Portanto, se a pessoa reduzir o volume de alimentos ingeridos devido a uma dieta, pode sentir o espaço do órgão voltar ao normal.
Problemas no sistema digestivo, como uma obstrução na saída para o intestino, também têm a capacidade de tornar o estômago temporariamente maior por causa do acúmulo de alimentos e resíduos no local.
A única forma do órgão ficar menor do que seu tamanho natural é por meio de intervenção cirúrgica. Em condições naturais --ou seja, sem ter passado por uma cirurgia bariátrica ou para a retirada de um tumor --, o estômago nunca terá dimensões menores que aquelas determinadas pela genética do indivíduo.
Fontes: Marcelo da Silva Pedro, médico gastroenterologista membro do conselho científico de gastroenterologia da APM (Associação Paulista de Medicina); Sandra Beatriz Marion, médica gastroenterologista professora da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Elaine Moreira, médica gastroenterologista da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia) e do Instituto EndoVitta (parceiro da Cruz Vermelha de São Paulo).
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.