Por que meu olho lacrimeja quando estou com sono?
Resumo da notícia
- Ao bocejar, a pessoa contrai os músculos da face, pressionando as glândulas lacrimais
- O bocejo é um aviso do cérebro de que o corpo precisa descansar
- Durante o bocejo, a inspiração é mais profunda, o que melhora a oxigenação do sangue e elimina o excesso de gás carbônico, combatendo o sono
Na verdade, os olhos lacrimejam não devido ao sono simplesmente, e sim quando o indivíduo boceja. O bocejo é uma tentativa do cérebro de avisar o corpo que ele precisa descansar.
Ao bocejar você abre bastante a boca, para inspirar o ar, e os olhos se apertam, o que faz com que a musculatura da face é contraída. Esse movimento pressiona as glândulas lacrimais, localizadas acima do olho e abaixo da testa. Essas estruturas, por sua vez, liberam as lágrimas.
Não se sabe ao certo qual é a função do bocejo, mas acredita-se que ele ocorre quando você não atende o desejo do corpo de ir descansar. Acontece o seguinte: antes de dormir o organismo entra no modo de metabolismo mais baixo e de relaxamento muscular. Mas se você não obedece esse estimulo e não se deita, o cérebro dá um jeito de oxigenar mais o corpo para combater o sono, induzindo uma grande inspiração de oxigênio: o bocejo.
Também há a hipótese de que bocejar tenha a ver com a termorregulação (manutenção da temperatura interna ideal pelo próprio organismo.
Fontes: Cristiano Caixeta, médico oftalmologista membro da diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Sergio Felberg, médico oftalmologista membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Fábio Lorenzetti, Coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, entrevistado em reportagem de 08/05/2018
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.