Por que é tão difícil pedir perdão? Veja como se desculpar direito
Resumo da notícia
- Pedir desculpas é difícil por sentimentos como orgulho e vergonha
- Mas ao se desculpar você aprofunda sua relação com as outras pessoas e ganha autoconhecimento
- Mas só pedir perdão não adianta, é preciso realmente demonstrar isso e ter atitudes que reparem a situação
Desculpa é aquela palavrinha mágica difícil de ser falada e, que muitas vezes, fica esquecida no vocabulário diário. Mas por que isso acontece? Existem algumas explicações:
1. É muito difícil reconhecer um erro
Por mais que todos erremos, reconhecer isso está associado ao sentimento de falha e fracasso. "O erro tem um valor negativo, mas é importante compreender que ele pode levar ao aprendizado. É preciso lidar com os erros de forma mais leve, sem tanto auto cobrança", fala Hélio Deliberador, docente do Departamento de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Muitas vezes isso acontece por causa do orgulho, que impede a pessoa de perceber que errou, como descreve Magda do Canto Zurba, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
2. Estar errado traz vergonha e baixa autoestima
Existem situações em que a pessoa reconhece sim que errou, mas é movida por um sentimento de vergonha e prefere não tocar mais no assunto.
A psicóloga comportamental Denise Pará Diniz, coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz que um pedido de desculpa pode ser encarado como incapacidade, afetando diretamente a autoconfiança e até comprometendo a autoestima.
Por que vale a pena enfrentar tudo isso?
Superar essas questões de orgulho e vergonha, é importante, já que se desculpar envolve um amadurecimento: para isso é preciso revisar suas atitudes e entender que que reconhecer um erro não significa saber menos ou ser uma pessoa errada.
Além disso, isso traz outros ganhos como:
- Aproximação com o outro, já que o pedido de desculpas demonstra empatia e preocupação com os sentimentos do próximo;
- Ganho de inteligência emocional e autorresponsabilidade;
- Aprendizados sobre a vida e situações.
Como pedir desculpas direito?
Dizer aquele 'sorry' sem emoção não vale. Um pedido de desculpa protocolar pode gerar mais mágoa e ressentimento. "Reconhecer que errou pode ser ameaçador, pois um pedido verdadeiro implica em consequências. Não é apenas expressar um arrependimento, mas se disponibilizar a reparar o erro e não o repetir", alerta Zurba.
Na prática, a decisão de se desculpar precisa vir acompanhada de um comprometimento em não repetir o erro. Caso contrário, o pedido fica banalizado e perde o seu real valor.
Mas será que precisa ser pessoalmente? Depende! Diniz acredita que os olhos nos olhos é sempre uma boa pedida. No entanto Deliberador considera que, dependendo da situação, vale cartinhas e bilhetes para formalizar o pedido de desculpa.
Para os especialistas o que vale mesmo é treinar, colocar em prática, e perceber que pedir desculpa não tem nada a ver com humilhar-se, mas sim com um ato de nobreza. E o melhor: pedir desculpa pode ser libertador.
Um passo a passo para desculpar-se mais
- Elabore a situação equilibrando emoção e razão;
- Repense o que houve e ressignifique, apostando em uma compreensão sob o ponto de vista seu e da outra pessoa, levando em consideração os valores de ambos;
- Não deixe passar muito tempo;
- Converse deixando claro que entendeu e reconheceu o que houve de errado, expressando emoções genuínas, demonstrando um arrependimento honesto e admitindo sua responsabilidade;
- Apresente ações de reparação, ou seja, mostrar que está comprometido para que a situação não ocorra novamente. E seja firme neste propósito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.