Taylor Swift usa suplemento para controlar ansiedade; será que funciona?
Resumo da notícia
- A cantora Taylor Swift revelou que usa o aminoácido L-teanina para aliviar estresse e ansiedade
- A substância é encontrada naturalmente no chá-verde e em cogumelos
- Ainda não há estudos suficientes que comprovem sua eficácia no controle dos problemas relatados pela cantora
- O ideal é evitar o consumo de suplementos e dar prioridade a uma alimentação balanceada e ajuda de um profissional
No ano em que completa 30 anos, Taylor Swift concedeu uma entrevista à revista Elle para contar as lições que aprendeu ao longo da vida. E um item da lista chamou nossa atenção. Na décima quinta lição, a cantora revelou que toma L-teanina para controlar o estresse e a ansiedade, e que usa suplemento de magnésio para a saúde muscular e energia.
Antes que os fãs da artista a usem de inspiração para tratar de um possível transtorno de ansiedade, é importante alertar que o uso de compostos do tipo não é considerado pela medicina como método eficaz de tratamento para distúrbios mentais.
"A L-teanina é um aminoácido encontrado nas folhas do chá-verde, por exemplo, e já foi relacionado ao relaxamento corporal em alguns estudos", diz Fátima Vasconcelos, diretora da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). "Mas não existem pesquisas suficientes que comprovem sua eficácia e o considerem um substituto aos ansiolíticos ou à psicoterapia."
De acordo com a psiquiatra, isso não quer dizer que o suplemento faça mal à saúde, afinal, essa substância também pode ser encontrada em chás e outros alimentos naturais, como cogumelos. "Uma pessoa sob muito estresse precisa de formas de equilibrar essa vida agitada com hábitos saudáveis, para controlar o surgimento de transtornos como a ansiedade. É lógico que a busca por um profissional, que pode inclusive indicar algum medicamento ansiolítico, é o mais indicado. Mas em conjunto com isso o indivíduo pode buscar meios de se manter saudável, como ter uma alimentação equilibrada. Se ela comer variedades de alimentos, acabará ingerindo L-teanina ou magnésio, sem a necessidade de um suplemento", diz ela.
Sem exageros
O problema com a ingestão de suplementos é sempre o mesmo: pessoas tomam sem o aval de um médico ou nutricionista, podendo ter overdoses das substâncias no organismo. No caso da L-teanina, ela está ligado ao relaxamento justamente porque alguns estudos mostraram que esse aminoácido pode reduzir a pressão arterial. Portanto, consumir altas doses dessa substância pode não ser uma boa ideia se sua pressão já for baixa. O suplemento já foi ligado à sonolência e a desmaios.
"O ideal mesmo é evitar excessos. Os suplementos podem não atrapalhar, mas não existe evidência científica de que eles atuam e previnam a ansiedade e o estresse. Se você quer fazer como a Taylor Swift, foque no equilíbrio alimentar e, claro, procure a ajuda de um especialista", sugere Vasconcelos.
Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.