Por que tenho déjà-vu? Existe uma explicação para essa sensação?
O déjà-vu é a sensação de que uma cena ou experiência que se está vivendo nesse momento já aconteceu. Estima-se que 97% das pessoas já tenham experimentado algo do tipo. Habitualmente, ele não indica gravidade, mas pode sinalizar a possibilidade de se ter epilepsia ou ansiedade generalizada em alguns casos.
O déjà-vu representa a ativação de regiões do cérebro envolvidas com o processamento das memórias, como o hipocampo, localizado no lobo temporal, mas sua causa ainda é desconhecida. Alguns estudos, no entanto, tentaram desvendar seu funcionamento.
Uma pesquisa publicada no periódico The Quarterly Journal of Experimental Psychology em 2016, por exemplo, revelou que a sensação ocorre quando o cérebro manda sinais para ver se houve algum tipo de "erro de memória". Ou seja, o fenômeno é nosso cérebro verificando se houve alguma incoerência entre o que realmente vivemos e o que achamos que vivemos.
Logo, ter um déjà-vu pode ser um bom sinal por mostrar que o sistema de "checagem de memória" está funcionando bem e que é improvável que você esqueça ou confunda eventos passados. Entretanto, pessoas com epilepsia podem ter crises em forma de déjà-vu, portanto, quando essa sensação for muito frequente e muito forte, é melhor procurar um médico. O diagnóstico, no caso, é simples e basta um exame clínico e um eletroencefalograma para tirar a dúvida.
Fontes: Lívia Almeida Dutra, neurologista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Rubens Gagliardi, médico chefe adjunto da Clínica Neurológica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.