Por que ator de 'Todo Mundo odeia o Chris' ficou 5 dias sem comer?
Resumo da notícia
- Ator Tyler James Williams, de "Todo Mundo Odeia o Chris", foi internado por 5 dias após uma crise da doença de Crohn
- Durante o tratamento a alimentação por via oral é evitada, para que a inflamação do intestino reduza
- O ator ficou 2 anos sem ter crises da doença, que voltou a se manifestar há 3 semanas, o que é normal neste quadro
- Entenda melhor o que uma pessoa com doença de Crohn deve evitar comer
O ator Tyler James Williams, conhecido no Brasil por protagonizar a série "Todo mundo odeia o Chris", compartilhou ontem (30) em suas redes sociais sobre sua última crise intestinal causada pela doença de Crohn, ocorrida há três semanas. De acordo com o post no Instagram, ele ficou cinco dias internado e não "comeu" durante esse período.
Para o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, médico-assistente do departamento de gastroenterologia do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), o ator provavelmente ficou por soro ou alimentação pela veia. "Durante a crise o intestino fica bastante inflamado e precisa de um repouso para que o quadro melhore", explica.
O gastroenterologista Henrique Perobelli, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, comenta que o período de jejum de cinco dias ou mais dias é uma medida comum para redução da inflamação, junto com os medicamentos.
Crohn é uma doença autoimune que causa uma inflamação e pode ocorrer em diversas partes do sistema digestivo, mas é muito mais comum nos intestinos delgado e grosso --por isso é classificada como uma doença inflamatória intestinal (DII).
Não se sabe ao certo quais são as causas, mas o sistema de defesa do corpo começa a atacar as células intestinais. Isso leva a sintomas como dores abdominais, diarreia crônica, diminuição do apetite e perda de sangue nas fezes. Se não for tratada, a doença pode causar problemas na absorção de nutrientes, o que traz outros sintomas como fraqueza e perda de peso. O quadro ainda segue debilitando as paredes do intestino, o que pode causar abcessos, úlceras intestinais, fístulas e até a obstrução do intestino.
Crohn tem cura?
Infelizmente uma vez que a doença de Crohn se manifesta, ela não deixará de existir. "É uma doença traiçoeira e caracterizada por períodos de remissão e crises, que podem ser causadas por quadro infeccioso ou por uma perda de efeito da medicação", considera Carlos. Isso explica por que Tyler Williams teve essa crise depois de dois anos sem apresentar sintomas do problema.
O tratamento é escolhido de acordo com a evolução da doença, que pode ser classificada em leve, moderada e grave. Os medicamentos ajudam a conter o processo inflamatório, melhorar os sintomas, prevenir novas crises, além de corrigir as deficiências nutricionais. Nas fases de dores e crises agudas, pode ser necessário usar corticosteroides por via oral.
O que a pessoa com Crohn pode comer?
Na fase aguda da doença, o paciente deve evitar comidas fermentadas e com excesso de fibras, que soltam ainda mais o intestino. Vale ressaltar que a restrição de diversos alimentos pode levar a um grau de desnutrição. Por isso, é importante um acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo durante o tratamento.
O ideal é uma supervisão intensa para evitar que o paciente tenha complicações. Se a doença não for tratada corretamente, pode haver deficiência de ferro, falta de vitamina B12 e até osteoporose. Quando os sintomas da doença "estacionam", o paciente pode voltar a comer quase tudo, mas sem exageros e sob supervisão médica.
*Com informações de matéria publicada dia 25/07/2018, do Manual Merck e da Clínica Mayo
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.