Ter colesterol muito baixo aumenta risco de AVC em mulheres, diz estudo
Você já sabe que ter colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim) em níveis altos coloca o coração em risco. Mas e se os níveis forem baixos demais?
Um novo estudo, publicado no periódico Neurology, descobriu que as mulheres que têm níveis de colesterol LDL de 70 mg/dL ou menor podem ter duas vezes mais chances de ter um AVC (acidente vascular cerebral) do que mulheres com níveis de colesterol LDL alto.
A pesquisa apontou, ainda, a mesma relação para mulheres com os níveis mais baixos de triglicérides, uma gordura encontrada no sangue.
Como o estudo foi feito
O estudo mediu todos os diferentes níveis de colesterol e triglicérides de 27.937 mulheres com 45 anos e em seguida, analisaram os registros médicos para descobriram quantas delas tinham histórico de AVC, identificando 137 pacientes.
Após considerarem fatores que poderiam afetar o risco de acidente vascular cerebral, como idade, tabagismo, pressão alta e tratamento com medicamentos para baixar o colesterol, os pesquisadores concluíram que mulheres com colesterol LDL muito baixo foram 2,2 vezes mais propensas a ter um derrame hemorrágico.
Resultados
De acordo com Pamela Rist, principal autora da pesquisa, mulheres com colesterol LDL ou triglicérides baixos devem ser monitoradas por seus médicos para outros fatores de risco de AVC que podem ser modificados, como pressão alta e tabagismo, a fim de reduzir as chances do quadro.
"Além disso, pesquisas adicionais são necessárias para determinar como diminuir o risco de AVC hemorrágico em mulheres com LDL muito baixo e triglicerídeos baixos", informou, de acordo com o site Science Daily.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.