"Dividir refeição é ato de amor," diz chef Bottura ao cozinhar com autistas
O chef italiano Massimo Bottura ajudou jovens autistas a prepararem um almoço para ser servido a 100 pessoas no Refettorio Ambrosiano, cantina para pessoas de baixa renda, em Milão, na Itália. Batizada de "Tortellini no prato da solidariedade", a iniciativa garantiu ao grupo a oportunidade de cozinhar e servir tortellini com molho de queijo parmesão aos convidados.
Durante todo o processo, os jovens foram supervisionados pelo chef do restaurante Osteria Francescana, eleito duas vezes o melhor do mundo.
"Neste lugar mágico para mim, o Refettorio Ambrosiano, há 4 anos, nasceu o projeto de cantinas comunitárias ao redor do mundo, onde renomados chefs transformam excedentes de alimentos em refeições para os necessitados. Compartilhar uma refeição é muito mais do que nutrir o corpo. É um gesto de inclusão e um ato de amor", explicou Bottura. A oficina só foi possível graças à inauguração da nova sede do "Tortellante", um laboratório didático de produção, onde jovens afetados por transtornos do espectro autista enfrentam a cozinha com ajuda das "sfogline", folhas muito finas de massa de farinha de trigo, em Modena. Com a técnica, essa escola de autonomia permite que os jovens tracem seu futuro através da produção artesanal da pasta fresca.
Idealizado pela associação "Aut Aut", que dá assistência às famílias de pessoas autistas, o Tortellante funciona também como instituição de promoção social e tem como objetivo aumentar a autonomia, ensinando um profissão, e melhorar a socialização desses jovens.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.