Se movimente: ficar sentado por muito tempo anula benefícios do exercício
Não adianta fazer exercício por alguns minutos e passar o resto do dia sentado. Um novo estudo, publicado no periódico científico Journal of Applied Physiology, mostrou que pessoas que ficam sentadas por longos períodos e andam menos de 4 mil passos por dia tem problemas metabólicos mesmo se fizerem exercícios.
Não é segredo que o exercício faz bem para saúde, pesquisas mostram que uma hora de qualquer tipo de atividade física por dia afasta riscos de morte prematura e faz você viver mais.
Nós já sabíamos desse tipo de benefício do movimento, mas não imaginávamos que a inatividade anula todo o ganho. Pois é, ficar sentado durante a maior parte do dia pode nos tornar resistentes aos benefícios metabólicos dos exercícios e aumentar o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.
Como o estudo foi feito?
Para entender melhor como ficar sentado afeta a resposta benéfica dos exercícios, cientistas da Universidade do Texas, nos EUA, fizeram o seguinte experimento:
Um grupo de dez alunos com homens e mulheres saudáveis e fisicamente ativos usaram monitores para medir quanto se moviam normalmente;
- Depois da captação da vida normal, os pesquisadores pediram que todos os voluntários se limitassem a até 4 mil passos por dia e ficassem 13h sem movimentos, sentados na cadeira ou largado no sofá, por quatro dias;
- Os participantes consumiram menos calorias durante os quatro dias para não ter ganho de peso;
- Na manhã do quinto dia, os alunos voltaram ao laboratório e tomaram um shake com sorvete derretido e uma mistura de creme de leite com leite. A ideia era ver com exames de sangue como o metabolismo reagiria a refeição açucarada e gordurosa depois de tanta inatividade;
- Em seguida, o experimento dos quatro dias foi repetido, mas desta vez, na última noite os estudantes saíram do sedentarismo e se exercitaram, correndo por uma hora;
- Pela segunda vez, no quinto dia a manhã, eles voltaram ao laboratório e tomaram o mesmo shake e repetiram os exames.
O que descobriram com isso tudo?
Como era esperado, passados quatro dias de pouca atividade o metabolismo dos alunos ficou lento e sobrecarregado. Mesmo horas após o café da manhã, eles tinham alto nível de triglicérides e açúcar no sangue, além de baixa sensibilidade à insulina.
A surpresa apareceu quando os dados mostraram que o exercício não melhorou o quadro. Os exames da segunda fase de testes, quando os alunos treinaram na esteira antes de tomar o café da manhã, não estavam melhores que os primeiros.
A análise conclui que ser sedentário por um longo período cria condições que deixam o organismo resistente a melhorias metabólicas após exercícios. Resumindo: ficar sentado demais anula parte dos benefícios esperados com o treino.
A hipótese dos cientistas é que um chá de cadeira aumente a produção de substâncias bioquímicas indesejáveis que impedem a liberação de substâncias benéficas normalmente produzidas durante o exercício.
Se você quer fazer o seu treino contar, lembre-se de se levantar e se movimentar durante o dia mesmo fora da academia. Não passe muitas horas sentado no trabalho ou em frente à televisão.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.