Sophie Turner diz ter sofrido depressão por causa de hormônios; é possível?
Em entrevista a Dr. Phil no podcast "Phil in the blanks", Sophie Turner, atriz que dá vida à personagem Sansa Stark na série Game of Thrones, falou sobre sua luta contra a depressão e revelou que até já chegou a pensar em suicídio quando era mais jovem.
Sophie revelou que sofreu o problema por uma combinação de mudanças hormonais, a comparação com a vida dos amigos que podiam fazer atividades comuns, como ir para a faculdade, e críticas ferrenhas sobre sua aparência e atuação, desde muito nova.
Hormônios podem influenciar na depressão?
Conforme explica Antônio Geraldo da Silva, diretor e superintendente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), os hormônios podem, sim, influenciar na depressão. "Quem sofre com uma doença psiquiátrica tem, necessariamente, a informação impressa em seu código genético —o que não é o bastante para causar um quadro."
Então, fases de alterações hormonais, como a gravidez, podem atuar como fator desencadeador do problema em que já tem tendência genética, assim como agentes externos, como cobranças e críticas negativas, que também têm um peso grande.
Relação da depressão com suicídio
Apesar de a depressão poder causar pensamentos suicidas, esta não é uma regra da doença, que pode se manifestar em grau leve, moderado ou grave.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos psiquiátricos, dos quais cerca de 36% podem ser por transtornos de humor, categoria da qual a depressão faz parte. Abuso de substâncias psicoativas (como álcool, drogas ou remédios), esquizofrenia e transtornos de personalidade também podem levar ao suicídio quando não diagnosticados e tratados corretamente.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.