É boato que água do bairro Pinheiros está causando aumento da toxoplasmose
Tem circulado a informação que o hospital Emilio Ribas está com casos de toxoplasmose relacionados à água que vem do bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. A mensagem diz que é para evitar lavar saladas, fazer sucos e usar gelo por alguns dias.
No entanto, a informação não passa de uma fake news. De acordo com o Hospital Emílio Ribas, houve um aumento em casos de toxoplasmose em toda região metropolitana, porém não há confirmação que a doença ocorreu por causa da água contaminada.
Já a assessoria de imprensa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que não há nenhuma informação de água contaminada nesta região ou notificações de moradores.
Como é adquirida a toxoplasmose *
O parasita T. gondii, causador do problema, pode ser adquirido ao comer carne mal cozida ou beber água contaminada, e também pelo contato com fezes de gatos contaminadas. A boa notícia é que, a menos que você esteja grávida ou tenha um sistema imunológico comprometido, o parasita não deve deixá-lo doente. Mas a presença do protozoário tem sido associada a uma variedade de condições e comportamentos de saúde, incluindo depressão, demência, esquizofrenia e problemas de controle da raiva.
Informações utilizadas em matéria publicada dia 26/07/2018.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.