Briga pelo ar-condicionado no trabalho? Mulheres produzem melhor no calor
Se você, mulher, é do time que odeia ar-condicionado no trabalho, saiba que um ambiente quentinho pode melhorar o desempenho do seu cérebro.
Pesquisadores dos Estados Unidos e da Alemanha descobriram que o elas têm melhor desempenho em tarefas, tanto com números quanto verbais, quando a temperatura local está maior. As informações foram publicadas no periódico Plos One.
Para entender a relação temperatura e melhora nas atividades do trabalho, os cientistas pediram que os voluntários realizassem tarefas que envolviam números e texto.
Como o estudo foi feito
- Os cientistas recrutaram 543 estudantes em Berlim (Alemanha).
- Eles ajustaram a temperatura do quarto entre 61 e 91 graus Fahrenheit em diversas partes do experimento e pediram que que eles realizassem três tarefas que envolviam matemática, questões textuais e outra chamada como "reflexão cognitiva".
- A temperatura afetou homens e mulheres para as tarefas matemáticas e verbais, mas não teve impacto no teste de reflexão cognitiva.
- Ao analisar os resultados, os autores perceberam que o público feminino tinha um melhor desempenho nas atividades quando estavam em temperaturas mais quentes. O efeito oposto foi visto para os homens, mas o impacto foi menor.
- "O que descobrimos não é apenas se você se sente confortável ou não, mas seu desempenho em coisas que importam --em matemática e dimensões verbais, e o quanto você tenta -- é afetado pela temperatura", disse Tom Chang, um dos autores do estudo.
Resultados
Para Chang, o estudo mostra como a temperatura do ambiente pode ajudar no desempenho das mulheres no trabalho e serve de alerta para que empresas se atentem mais a temperaturas frias no local.
"As pessoas investem muito para garantir que seus funcionários se sintam confortáveis e altamente produtivos. Este estudo está dizendo que se você se preocupa com dinheiro ou com o desempenho de seus trabalhadores, você pode querer aumentar a temperatura em seus prédios de escritórios", conclui Chang.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.