Molho de pimenta pode ser benéfico, mas fique atento aos ingredientes
Quem gosta de um toque apimentado na comida tem muito para comemorar. Estudos já associaram esse alimento ao aumento na expectativa de vida, à melhora das inflamações, à redução na gordura corporal, ao combate ao câncer e ao equilíbrio do colesterol e dos triglicérides, entre outros. Mas quem tem o sistema digestivo mais sensível ou já tem algum problema nessa parte do corpo precisa pegar leve ou evitá-lo, pois ele pode provocar irritações. Outros cuidados importantes estão na hora de decidir qual molho de pimenta industrializado vai para a sacola de compras. Veja as dicas:
Os molhos variam basicamente de acordo com a picância
Nas gôndolas encontramos tipos diferentes de produtos, como os cremosos, os defumados, os com tahine e os com alho. Mas, de forma geral, eles podem ser divididos em: original, suave --ambos geralmente feitos com misturas de pimentas, verde, que tem como base a jalapeno e intensidade média -- e as mais fortes, na maioria das vezes feitas com a habanero, bastante picante, indicada para quem realmente gosta dessa característica e é preciso ter cuidado ao manuseá-la, pois podem provocar irritações nos olhos e nos dedos.
As vermelhas estão um passo à frente nos benefícios oferecidos à saúde
Elas têm mais capsaicina, substância que confere a sensação de ardência e conta com ações antimicrobiana, anti-inflamatória e anticancerígena, entre outras.
A ordem dos ingredientes indica a quantidade de pimenta
Alguns molhos são feitos com mais de um tipo de pimenta, então para entender qual é a predominante, consulte os ingredientes: eles estão listados do usado em maior quantidade para aqueles em menor. Apareceram outros ingredientes no meio ou antes? Fique esperto: muitos produtos têm a polpa do ingrediente principal em primeiro na lista de ingredientes, mas desconfie quando perceber que a água e o vinagre aparecem antes de qualquer coisa, isso significa que a pimenta está muito diluída ou em menor quantidade, o que reduz as propriedades dela naquele vidro. Alguns também têm polpa de tomate no meio, o que significa que será menos picante e talvez tenha menos pimenta na receita.
A escolha deve ser basear nos valores nutricionais e na lista de ingredientes
Coloque no carrinho as que têm menor teor de conservantes e de sódio. Para saber sobre o primeiro, basta ver se na lista de ingredientes constam itens como conservadores e estabilizantes. Já o sódio você vê na tabela nutricional, e conferir isso não pode passar batido, pois algumas oferecem praticamente 20% da recomendação diária da segunda em apenas uma colher de sopa.
As embalagens de vidro são ligeiramente melhores
O plástico pode substituí-lo uma boa, mas ele tem a desvantagem de proporcionar um prazo de validade mais curto e ser mais poroso e, assim, mais suscetível aos odores e à umidade do meio externo.
Informação nutricional
Molho de pimenta
- Porção 10 ml (1 colher de sobremesa)
- Valor energético: 2 kcal
- Sódio: 250 mg
Fontes: Camila Alho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e Ana Paula Gonçalves, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, também na capita paulista.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.