Gripado? Aposte também no caju para a imunidade e ganhe mais 7 benefícios
Resumo da notícia
- O caju é um alimento rico em fibras e vitamina C, além de possuir fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro, cobre e cálcio e ser pouco calórico
- Por isso ele é interessante para melhorar imunidade, proteger a visão, ajudar na saúde do coração e até mesmo no controle do diabetes
- O caju deve ser consumido com moderação por quem tem enxaqueca e pode ser usado em preparações doces e salgados. Cuidado com os suco concentrados
Sabia que o caju é um pseudofruto? Sim, o verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha! Mas não desista dele: o alimento é rico em fibras e vitamina C e geralmente é consumido in natura ou no preparo de sucos, doces, smoothies e sorvetes. Ah sim, ao contrário do que muita gente pensa, ele também é pouco calórico. Uma porção de 100 g do pseudofruto possui apenas 43 calorias.
Além disso, o caju possui fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro, cobre e cálcio. Esses nutrientes proporcionam diversos benefícios para o organismo. Confira a seguir:
1. Aumenta a imunidade
Por ser rico em vitamina C e zinco, o caju é benéfico para o sistema imunológico. A vitamina C contribui para as defesas do organismo, pois protege o tecido epitelial e promove atividade antioxidante. O zinco, por sua vez, contribui para diminuir o estresse oxidativo e o surgimento de inflamações. Quanto mais maduro o caju, mais vitamina C ele terá.
2. Ajuda a perder peso
O caju pode ser um aliado da perda de peso, desde que consumido de forma moderada. Isso ocorre porque ele é pouco calórico e rico em fibras, o que retarda o esvaziamento gástrico e favorecendo a sensação de saciedade sem acrescentar muitas calorias à dieta. As fibras, principalmente quando consumidas com muita água, também favorecem o funcionamento do intestino, contribuindo para diminuir o inchaço abdominal.
3. É um aliado da saúde cardiovascular
O caju também pode ser um poderoso aliado do coração e da saúde cardiovascular. Em um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition com 51 participantes, pesquisadores verificaram que quem acrescentava o caju à dieta reduzia tanto o colesterol total quanto o LDL A redução dessa fração, principalmente, é fundamental para manter uma boa saúde cardiovascular e afastar doenças graves como infartos e AVC. Além disso, diminui a pressão sanguínea e melhora a circulação, o que previnem os problemas cardíacos.
4. É benéfico para a visão
O alimento também é benéfico para a visão. Ele é rico em luteína e zeaxantina, que ajudam a prevenir a catarata. O caju, portanto, fortalece a visão e protege contra a doença degenerativa macular, problema de saúde que surge com a idade avançada.
5. Faz bem para ossos
É um alimento rico em magnésio, ferro, cálcio, potássio e zinco, minerais essenciais para a saúde dos ossos. Um artigo publicado na revista Nutrients demonstrou que há evidências científicas de que o magnésio beneficia a saúde óssea e combate a osteoporose. E uma suplementação adequada de cálcio, fósforo, potássio, ferro e zinco, além das vitaminas A, B, C, D e K é essencial para a formação e o fortalecimento dos ossos. O caju é um dos alimentos que contribuem para fornecer esses nutrientes essenciais e, assim, é benéfico para a saúde óssea.
6. Ajuda a prevenir pedra nos rins
A formação de cálculos renais está associada, entre outros fatores, ao colesterol. Assim, alimentos que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, como o caju, são benéficos na prevenção das pedras nos rins. E por conter magnésio pode controlar o cálcio no organismo que contribui na formação dos cálculos renais. Além disso, o suco de caju é considerado diurético, ajudando na eliminação de líquidos.
7. Faz bem para a digestão
A infecção pela bactéria H. pylori, que se instala no estômago, é responsável por muitos casos de gastrite, úlcera e até mesmo câncer. Frequentemente, a infecção não apresenta sintomas, mas o caju pode ser um aliado no seu combate, pois o pseudofruto possui componentes que têm propriedades anti-H.pylori. Assim, ele ajuda a combater as gastrites e úlceras associadas à bactéria. O caju também é um aliado do intestino, pois seu suco ajuda a combater a diarreia.
8. Ajuda no controle do diabetes
O caju contém fibras solúveis, o que propicia uma digestão mais lenta de carboidratos. Isso acaba controlando a taxa de glicemia e contribui no controle do diabetes. Mas, o caju possui um açúcar chamado frutose e deve ser consumido com moderação por quem tem o problema de saúde. O ideal é consultar um nutricionista para saber a quantidade recomendada nesses casos.
Riscos e contraindicações
O caju é geralmente um alimento seguro e, se consumido com moderação, não possui riscos nem contraindicações. Há pouquíssimos casos de pessoas com alergia ao alimento. Porém, para pessoas que sofrem de enxaqueca, deve tomar cuidado: elas devem evitar alimentos ricos em cobre, mineral que, em excesso, pode aumentar as crises.
Na hora da compra do caju, escolha aquele que estiver mais fresco, com cor firme e sem manchas. Os que estiverem muito danificados podem ter bactérias na polpa e causar problemas de saúde. O caju deve ser higienizado antes de ser consumido.
Como consumir
O caju é um fruto curioso, justamente por possuir duas partes com características bastante diferentes. O pseudofruto, que é a polpa do caju, é geralmente consumido na forma de sucos, compotas, tortas, sorvetes, smoothies e doces. O consumo da polpa in natura costuma ser pouco comum.
No entanto, também é possível adicionar o caju a receitas salgadas, onde ele proporcionará um delicioso sabor agridoce. Há também no mercado as versões de suco concentrado de caju e polpa congelada, mas consumir o alimento dessa forma diminui bastante a quantidade de vitaminas.
Fontes: Renato Zilli, endocrinologista do hospital Sírio-Libanês e Marcela Voris, nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.