Tenho mais de 30 anos, posso tomar a vacina do sarampo?
Altamente contagioso, o sarampo voltou a ser pauta no Brasil. Só neste ano, a cidade de São Paulo registrou 363 casos de pessoas com a doença. Desses, 226 foram somente no mês de julho, o que representa um aumento de 164,9%.
Segundo o balanço divulgado no último sábado (20), 30 mil pessoas foram vacinadas, incluindo profissionais de saúde e jovens entre 15 e 29 anos. O público-alvo da campanha foi escolhido porque a maioria deles não recebeu a segunda dose da vacina, que é necessária para a imunização contra o sarampo.
Mas o que tem gerado muita dúvida entre as pessoas é se somente esse público deve se vacinar ou indivíduos fora dessa faixa etária também precisam ser imunizados. Abaixo, o UOL VivaBem entrevistou especialistas e esclarece as principais dúvidas sobre o tema.
Quando a vacina deve ser aplicada?
A tríplice viral é uma vacina aplicada como rotina na infância, em duas doses. A primeira, tomada com um ano de idade, na forma da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), garante 93% de proteção. E a segunda, com 15 meses, tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora), confere 97% de eficácia, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA).
Existe idade certa para ser vacinado?
Se há dúvidas sobre a imunização, a vacina pode ser tomada novamente sem problema nenhum. Para quem tem até 29 anos, a vacina está disponível na rede pública em duas doses --que devem ser tomadas com intervalo mínimo de um mês entre elas. Para pessoas entre 30 e 49 anos, a dose é única e também é aplicada no SUS (Sistema Único de Saúde).
Quanto tempo o vírus fica incubado?
A pessoa começa a desenvolver a doença depois de dez dias em média. " Até quatro dias antes do indivíduo adoecer e ter os primeiros sintomas, ele pode transmitir a condição sem saber que possui a doença", diz Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Quanto tempo demora para a vacina fazer efeito?
Em torno de duas semanas. É possível, no entanto, vacinar mesmo após a contração do vírus. "Assim conseguimos combater a doença, muitas vezes diminuindo sua força", diz Rosana Richtmann, membro do Comitê de Imunizações da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia)*.
Para quem a vacina é contraindicada?
De acordo com a SBim, os seguintes grupos não devem ser vacinados:
- Gestantes;
- Pessoas imunossuprimidas por doença ou uso de medicação;
- Crianças e adultos que vivem com HIV/Aids e apresentam imunossupressão;
- Pessoas com histórico de alergia grave (anafilaxia) após aplicação de dose anterior das vacinas ou a algum de seus componentes;
- Alérgicos à proteína do leite da vaca não devem tomar a vacina Serum Institute of India, que contém traços de lactoalbumina. A condição deve ser informada na sala de vacinação.
*Fonte consultada em matéria publicada no dia 10/07/2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.