Anvisa divulga ferramenta para consulta de suplementos alimentares
Já está disponível a ferramenta de consulta da Anvisa que permite a realização de buscas dos ingredientes (também chamados de constituintes) autorizados para uso em suplementos alimentares. A agência divulgou a ferramenta em seu portal juntamente com uma nova atualização sobre esse tipo de produto.
A ferramenta de consulta inclui tanto os ingredientes aprovados pela Instrução Normativa 28/2018 como aqueles autorizados após a publicação da norma por meio de resoluções específicas.
A Anvisa ainda divulgou uma atualização no conteúdo orientador sobre suplementos alimentares, com esclarecimentos para as principais dúvidas que surgem na Central de Atendimento da agência. O objetivo do material é facilitar o acesso a essas informações tanto para consumidores como para empresas do setor produtivo e dos órgãos do SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária).
Suplementos alimentares: faz diferença?
Um estudo recente publicado no Annals of Internal Medicine mostrou que os suplementos alimentares não apenas não prologam a vida como, em excesso, ainda podem fazer mal.
Os médicos perceberam, de fato, um menor risco de morte por causa cardiovascular entre aqueles com ingestão adequada de vitamina A, vitamina K e zinco. No entanto, essa associação tornou-se não significativa quando eles incluiram na balança fatores de estilo de vida, como educação, tabagismo e bebida.
Os usuários de suplementação eram também mais propensos a ter níveis mais altos de educação e renda familiar, comer uma dieta saudável e ser fisicamente ativos, fatores que são conhecidos por reduzir a mortalidade.
O que assustou os cientistas foi que o excesso de suplementação de cálcio aumentou o risco de morte por câncer. Por isso, eles recomendam que, se sentir necessidade de alguma suplementação, ela deve ser feita sob orientação médica.
Recomendações antes de tomar suplementos
- Compre suplementos de fornecedores reconhecidos, pois devem ter passado por rigorosas checagens de segurança.
- Verifique se foram realizados testes clínicos com uma parcela da população semelhante à sua (em termos de idade, sexo, etc.).
- Confira as advertências. Por exemplo, pessoas com problemas cardíacos devem checar se o suplemento não faz mal ao coração.
- Tenha cuidado ao tomar vários suplementos ao mesmo tempo.
- Tome apenas as doses recomendadas.
Com informações Assessoria de Comunicação da Anvisa e de matéria publicada em 10/04/2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.