Estudo mostra que resistência da H. pylori a antibióticos dobrou em 20 anos
Um estudo apresentado durante a reunião da União Europeia de Gastroenterologia, em Barcelona, mostrou que a resistência da bactéria H. pylori aos antibióticos duplicou em um intervalo de 20 anos.
A pesquisa analisou cerca de 1,2 mil pessoas em 18 países europeus. Foi descoberto que a resistência a um dos remédios mais comuns para combater a bactéria aumentou de 9,9% (1998) para 21,6% (2018).
De acordo com os médicos que apresentaram o estudo, a infecção por H. pylori é uma das maiores ameaças à saúde nos últimos anos em todo o mundo. O pesquisador principal, Francis Megraud, explicou que a doença é complexa e requer uma combinação de remédios.
"A redução da eficácia das terapias atuais poderia manter altos os índices de câncer gástrico e outras infecções como a úlcera", disse.
O país com o maior índice de resistência é a Itália, com 36,9%. Enquanto isso, a Dinamarca teve o melhor desempenho, com apenas 5% de incidência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.