Programa de imunização contra o HPV reduz as taxas de pré-câncer cervical
Um programa de imunização contra o HPV (papilomavírus humano) realizado na universidade British Columbia, no Canadá, reduziu drasticamente as taxas de pré-câncer cervical em mulheres.
O pré-câncer refere-se ao crescimento celular anormal no colo do útero, mais frequentemente descoberto durante os exames de rotina de exame papanicolaou. Se não for tratado, o quadro pode evoluir para câncer cervical.
Um estudo sobre o desenvolvimento do programa mostrou que as mulheres que receberam a vacina contra o HPV tiveram uma redução de 57% na incidência de células pré-câncer cervicais em comparação com as mulheres não vacinadas.
"Estamos empolgados com essas descobertas iniciais. Este estudo contribui para as evidências constantes sobre o impacto positivo da vacina contra o HPV e da triagem cervical regular na prevenção do câncer do colo do útero. E, com o aumento da captação de vacinas, esperamos ver uma diminuição adicional nas taxas de câncer do colo do útero", afirmou disse Gina Ogilvie, professora da British Columbia, ao site Eureka.
As mulheres que participaram da análise receberam a vacina quadrivalente, que protege contra dois tipos de HPV responsáveis por aproximadamente 70% de todos os cânceres do colo do útero. A vacina contra o HPV que agora é administrada no programa escolar protege contra sete tipos de vírus que causam cerca de 90% dos cânceres do colo do útero.
Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.