Elevação lateral fortalece ombros e ajuda a melhorar postura; saiba fazer
Não é só para deixar os músculos mais torneados que servem os exercícios para ombros: "Fortalecer a região é importante para melhorar a ação de empurrar e puxar objetos, além ajudar a manter a postura correta da porção torácica e cervical da coluna vertebral", aponta Dalton Muller Pessôa Filho, professor de educação física da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
E a elevação lateral, de acordo com o especialista, é uma ótima opção para cumprir o papel. Com apenas dois halteres, é possível trabalhar a musculatura dos deltoides de forma multifuncional, eficiente e isolada. No movimento, praticamente todo o trabalho para erguer o peso é feito pelos ombros, diferentemente do desenvolvimento de ombros, por exemplo, em que o tríceps auxilia o movimento (isso não quer dizer que um exercício seja melhor do que o outro para o ganho de força e/ou hipertrofia, ok?).
Principais músculos trabalhados
- Deltoide anterior (frente dos ombros)
- Deltoide posterior (porção de trás dos ombros)
- Deltoide medial (parte de cima os ombros)
- Trapézio
- Músculo infraespinhal
Benefícios extras
- Boa postura e redução de dores Desenvolver os deltoides assegura o posicionamento do ombro na linha média da cintura escapular. "Isso evita desvios posturais relacionados à posição das escápulas e da coluna cervical, que tem como principais consequências dores no pescoço e desvios da coluna em cifose e lordose", indica o professor da Unesp.
- Melhor rendimento no treino de peito e costas Os ombros auxiliam os músculos dorsais em exercícios nos quais você tem de puxar uma carga (pulley frente, remada na máquina) e os músculos do peitoral em movimentos em que empurra o peso (flexão de braços, supino). Logo, fortalecer os deltoides contribui para um melhor rendimento no treino para essas outras parte do corpo.
Como fazer elevação lateral
- Em pé, afaste os pés na largura do quadril;
- Mantenha uma postura ereta e olhe para frente;
- Faça um leve contração abdominal e mantenha braços posicionados ao lado do corpo com a palma das mãos voltadas para o corpo;
- Deixe os cotovelos relaxados;
- Eleve os braços lateralmente, sem flexioná-los, até que as mãos atinjam a altura dos ombros.
Evite erros comuns
De acordo com Julimar Luiz Pereira, profissional de educação física e professor adjunto da UFPR (Universidade Federal do Paraná), os erros a seguir são podem contribuir para lesões:
- Inclinar o tronco à frente ou para trás;
- Realizar movimentações adicionais da coluna;
- Elevar demais os braços (muito acima da linha dos ombros);
- Fazer movimentos rápidos.
"Reduzir a carga e fazer o movimento sentado são táticas eficientes para reduzir o risco de se machucar", aponta Muller.
Como se condicionar para fazer
Se você é iniciante na musculação e/ou tem dificuldade de fazer a elevação lateral, invista em exercícios nos quais os deltoides contam com a cooperação de outros grupos musculares para realizar o movimento. Segundo Muller, o desenvolvimento de ombros na máquina ou com halteres e a puxada alta são boas opções para se concionar para fazer a elevação lateral.
Como evoluir
De acordo com os professores, variações para deixar o exercício mais difícil podem ser feitas com utilização de elásticos, mudanças na postura (fazer em pé em vez de sentado) ou mesmo na movimentação. "Combinar com a elevação dos braços à frente, por exemplo, pode mudar o foco do exercício nas porções do músculo deltoide", afirma.
Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.