Treinar em jejum pode ser benéfico à saúde, diz estudo
Você é do tipo que precisa tomar café da manhã antes do treino ou prefere malhar em jejum? De acordo com um novo estudo, publicado na Universidades de Bath e Birmingham, do Reino Unido, praticar atividade física antes do café da manhã pode trazer benefícios à saúde.
Publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, o estudo mostrou que as pessoas que treinavam antes do café queimavam mais gordura do que aquelas que se exercitavam após a refeição. Além disso, os voluntários mantiveram o nível de açúcar sob controle.
Como o estudo foi feito
- Os pesquisadores recrutaram 30 homens com excesso de peso e os dividiu em dois grupos: os que tomavam café da manhã antes do treino e os que não tomavam.
- Eles eram submetidos a sessões de ciclismo
- Ao analisar os resultados, eles descobriram que o grupo que treinava com o estômago vazio queimava o dobro da quantidade de gordura corporal do que o dos outros voluntários.
- No entanto, para a surpresa dos pesquisadores, nenhuma diferença na perda de peso teve efeitos profundos.
"O grupo que se exercitou antes do café da manhã aumentou sua capacidade de responder à insulina, o que é ainda mais notável, pois os dois grupos de exercícios perderam uma quantidade semelhante de peso e ganharam uma quantidade semelhante de condicionamento físico. A única diferença foi o momento da comida", disse Javier Gonzales, um dos autores do estudo.
Resultados
Embora a pesquisa esteja em fase inicial, os cientistas alegam que treinar em jejum pode trazer, sim, benefícios à saúde.
No entanto, é fundamental se alimentar depois do treino, já que a atividade física "esgota" as reservas de glicogênio no organismo. Segundo os cientistas, uma refeição rica em proteínas é melhor maneira de se reabastecer depois do exercício.
Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.