Justin Bieber descobre doença celíaca; entenda problema causado pelo glúten
Por meio de uma foto no Instagram stories, o cantor Justin Bieber contou aos fãs que foi diagnosticado com a doença celíaca, condição na qual o glúten (proteína presente no trigo, na cevada, no centeio) gera um processo inflamatório no organismo. No post, Bieber compartilhou a imagem de uma cerveja e disse ter precisado trocar a marca por conta do quadro e definiu como um "dia triste" o momento em que recebeu a confirmação do problema.
Apesar de já ser comum encontramos opções sem glúten nas prateleiras dos mercados, para muitos pacientes, é realmente difícil acostumar com uma vida sem produtos que contêm elementos como trigo, cevada e centeio. A doença, que age no intestino delgado, é autoimune, crônica e faz com que o órgão reaja às proteínas existentes no glúten —sobretudo à gliadina e endomísio — que causam um processo inflamatório no intestino, criando anticorpos que circulam pelo sangue.
Causas
Os médicos não entendem completamente a causa da doença celíaca, mas apontam a genética como um dos possíveis fatores para o desencadeamento do quadro. Pacientes com genes específicos desenvolvem a doença após exposição ao glúten. Há evidências de que a exposição precoce durante a infância causa uma doença mais grave do que uma exposição posterior.
Sintomas
Em crianças, são comuns:
- Dor abdominal
- Náuseas
- Falta de apetite
- Vômito (em estágios avançados da doença)
- Diarreia
- Grande quantidade de fezes com mau cheiro
- Irritabilidade
- Retardo de crescimento (em bebês)
- Estatura baixa
- Puberdade tardia
- Anemia
- Aftas
Em adultos, são comuns:
- Distensão abdominal
- Flatulência
- Diarreia
- Perda de peso
- Fadiga
- Dor abdominal
- Dor óssea
- Mudanças no comportamento
- Cãibras musculares e dores articulares
- Tontura
- Períodos menstruais ausentes
- Anemia
Tratamento
O tratamento mais indicado é retirar totalmente o glúten da dieta; assim, os anticorpos deixam de existir na circulação após cerca de três meses e os sintomas desaparecem. Como a doença celíaca não tem cura, a dieta deve ser seguida rigorosamente durante toda a vida.
Diagnóstico
O primeiro passo é ouvir o paciente e entender se suas queixam são os sintomas da doença. Depois, os médicos pedem uma comprovação laboratorial por meio de exames como o de sangue (para detectar os anticorpos), biópsia do tecido (para detectar a inflamação) e de fezes (para avaliar se há má absorção de nutrientes).
O diagnóstico final é geralmente obtido por meio da endoscopia com biópsia do duodeno, pelo características bem específicas da doença podem ser notadas.
Fontes: Celso Cukier, nutrólogo da rede de hospitais São Camilo; Sabará Hospital Infantil
Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.