Cesar Filho é internado com diverticulite; inflamação costuma ser dolorosa
Após contrariar ordens médicas para não ir trabalhar, Cesar Filho, de 59 anos, foi internado devido a uma diverticulite, conforme contou em seu Instagram stories. Em seguida, o apresentador do programa "Hoje em Dia" informou que seu estado era mais grave do que esperava e precisou ficar internado.
O quadro é caracterizado pela inflamação dos divertículos, pequenas bolsas no intestino grosso (chamado de cólon) — órgão responsável pela absorção de água, bem como pelo armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão que formam as fezes. Quando a doença é assintomática, ou seja, os divertículos existem mas não estão inflamados, ela é chamada de diverticulose.
Os especialistas desconhecem a causa exata para a formação das bolsas, que é mais comum em pessoas a partir dos 60 anos. "Suspeita-se, inclusive, de que seja mais comum em idosos pela fragilidade das estruturas", aponta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, médico assistente do departamento de gastroenterologia do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
Sintomas
- Dor abdominal, especialmente na região inferior esquerda do abdômen
- Náusea e vômito
- Febre
- Mudança abrupta de hábito intestinal, com constipação (prisão de ventre) ou diarreia.
- Sangramento por via retal
Tratamento
Dependendo do estado do paciente, o tratamento pode requerer internação e antibióticos na veia por alguns dias. "Uma vez que a crise é controlada, o paciente pode continuar a tomar a medicação em casa", aponta Carlos.
Em casos mais graves, quando os indivíduos não respondem aos medicamentos, é indicado uma cirurgia para retirada da parte inflamada do intestino.
Também é indicado que pessoas com a condição pratiquem atividades físicas, bebam bastante água e sigam uma dieta rica em fibras, hábitos que ajudam o intestino a funcionar bem.
Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.