Após endometriose, Gio Ewbank está grávida; cirurgia é sempre necessária?
A atriz Giovanna Ewbank, que revelou já ter realizado uma cirurgia para corrigir a endometriose, está grávida pela primeira vez. Junto ao marido Bruno Gagliasso, ela tem outros dois filhos adotados.
Apesar da crença popular de que a doença com a atriz conviveu por anos causa a infertilidade, o quadro nem sempre é determinante neste aspecto, conforme explica Marcos Tcherniakovsky, ginecologista e médico responsável pelo setor de vídeo-endoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.
A endometriose acontece quando o tecido uterino (endométrio) —a camada interna do útero que descama naturalmente durante a menstruação de todas as mulheres — sai pelas tubas uterinas e se aloja em lugares fora do útero, como no abdômen, nos ovários, na bexiga e no intestino. "A maioria das mulheres que têm as lesões consegue engravidar normalmente. Para a infertilidade, a operação só é indicada se o histórico de tentativas do casal indicar o impedimento em ter filhos", aponta.
Quais outros casos precisam de cirurgia?
De acordo com Tcherniakovsky, dependendo da gravidade do caso, as pacientes podem ser tratadas apenas com métodos contraceptivos que interrompem a menstruação —como a pílula anticoncepcional contínua, tomada de forma a emendar uma cartela na outra. Para as mulheres que não apresentam melhora com o tratamento e têm sintomas como cólicas fortes, dores na relação sexual, incômodo ao evacuar e outros problemas que afetam a qualidade de vida, a cirurgia é recomendada.
"Atualmente, a videolaparoscopia é o procedimento mais indicado. É feito um corte pelo umbigo e outros pequenos na região do abdômen ou próximos a virilha. O médico opera olhando em um televisor e retira as lesões", explica o médico.
As lesões podem ser recorrentes mesmo após a cirurgia, mas é incomum. "Exceto as que querem engravidar, muitas das pacientes já começam o tratamento com anticoncepcionais após as cirurgias, o que impede a menstruação e consequentemente, o surgimento de um novo quadro", esclarece o ginecologista.
Como é a gravidez de uma mulher com endometriose?
A gravidez não é considerada de risco por ela ter endometriose. A gestação deve ser acompanhada normalmente, com maior atenção para os casos que apresentam maior gravidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.