Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Comum no verão, inflamação gastrointestinal de Tony Ramos dura até 15 dias

Tony Ramos foi internado com quadro de gatroenterite, uma inflamação que acomete estômago e intestino - Tony Ramos (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Tony Ramos foi internado com quadro de gatroenterite, uma inflamação que acomete estômago e intestino Imagem: Tony Ramos (Foto: Globo/Estevam Avellar)

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

07/01/2020 12h46

Resumo da notícia

  • Tony Ramos foi diagnosticado com gastroenterite e precisou de atendimento médico em Búzios, no Rio de Janeiro
  • Também chamado de gastroenterocolite, o quadro agudo provoca cólicas, diarreia e vômitos; febre baixa também pode aparecer em algumas pessoas
  • O problema é provocado por vírus e bactérias que proliferam em alimentos e água contaminada; também pode ser passado por contato
  • Os medicamentos apenas e controlam os sintomas, que costumam regredir em até 5 dias -- mas podem persisitr por até 15 dias
  • Com menos imunidade, idosos e bebês precisam de atenção especial para que o quadro não apresente complicações

O ator Tony Ramos passou mal e precisou ser internado ontem em Búzios, no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria de imprensa da Globo, ele foi diagnosticado com gastroenterite, uma doença bastante comum no verão e que afeta o estômago e intestino.

Também chamada de gastroenterocolite, o quadro é uma inflamação aguda provocada por vírus (a famosa "virose", geralmente provocada por algum tipo do gênero Enterovírus) ou bactéria e costuma evoluir rapidamente. "É comum a pessoa estar bem e, de uma hora para outra, apresentar todos os sintomas de uma vez", explica Alexandre Sakano, gastrocirurgião da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Náuseas, vômitos, cólicas de forte intensidade e diarreia são os principais sintomas, mas a pessoa pode apresentar tontura, mal-estar e febre baixa também. Quando é provocada por bactéria, a gastroenterocolite também provoca febre alta e diarreia com sangue.

Por que é mais comum no verão?

A gastroenterocolite é provocada por vírus e bactérias que acabam sendo transmitidos por meio de água ou alimentos contaminados. E é justamente no verão que há uma maior dificuldade em acondicionar os alimentos de maneira correta para evitar a proliferação desses micro-organismos.

Além disso, cidades turísticas com saneamento básico precário também são mais vulneráveis a contaminações, o que acaba exacerbado na época do verão —quando a concentração de pessoas aumenta e a incidência dos casos também.

Por isso, Sakano reforça a importância de se observar os alimentos consumidos nesse período, evitando comer em espaços em que a comida fica exposta por muito tempo no balcão, por exemplo. "O melhor é consumir alimentos em locais de confiança e comidas frescas, preparadas na hora", explica. Hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições, também devem ser mantidos.

Sintomas podem durar até 15 dias

Normalmente, a inflamação costuma durar entre três e cinco dias, mas os sintomas —principalmente a diarreia — podem permanecer por até 15 dias.

O mais comum é que o quadro regrida sozinho. Não há remédios para curar o problema, apenas para amenizar os sintomas.

Medicamentos como probióticos, remédios para enjoo e a ingestão de líquidos e alimentação leve costumam ajudar na recuperação nesses primeiros dias.

De acordo com Sakano, no entanto, se o vômito e a diarreia continuarem por mais de três dias, é importante procurar ajuda médica pois a perda de líquidos pode levar a um quadro de desidratação.

Nesse caso, são aplicados remédios para conter a diarreia e ainda hidratação com soro pela veia. Se a inflamação tiver causa bacteriana, o médico pode optar por recomendar o uso de antibióticos também.

É importante que idosos e bebês recebam atenção especial, já que, por conta da imunidade baixa, podem apresentar complicações. "Além do quadro de desidratação evoluir mais rápido, a perda de bactérias do bem da flora intestinal pode provocar um aumento de bactérias ruins no intestino, elevando as chances de desenvolver alguma infecção", alerta o especialista.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

#SemFrescura no verão: deu fome na praia? É melhor comer milho ou camarão?

VivaBem