Curta que concorre no Oscar 2020 mostra rotina de idoso com demência
"Mémorable", do diretor francês Bruno Collet, é um dos indicados ao Oscar 2020 na categoria Melhor Animação em Curta-Metragem. O filme conta a história de um velho pintor francês que junto com a esposa precisa lutar contra a demência cada vez mais presente em sua rotina.
A palavra demência ou Alzheimer não é explicitamente usada em nenhum momento, porém está fortemente implícito que Louis, o pintor, está perdendo a noção da realidade. Conforme o tempo passa, o visual dos personagens passa a ficar mais distorcido, acompanhando a piora do protagonista.
O curta mostra o ponto de vista tanto de Louis, que sofre com o esquecimento, quanto de sua esposa Michelle, que acompanha essa perda de memória. A produção tem pouco menos de 12 minutos e apresenta de forma delicada e emotiva a vida do casal.
O visual do filme, feito em stop motion, é claramente inspirado nas obras do pintor holandês Van Gogh.
Em entrevista ao site britânico Skwingly, que fala sobre animação, o diretor Collet explicou por que escolheu esse tema para o curta: "Na nossa sociedade em envelhecimento, esta doença está cada vez mais presente. No entanto, mesmo que diga respeito a muitas pessoas, permanece misteriosa. Por que isso afeta algumas pessoas e outras não? Como pode ser evitada ou curada? As perguntas são muitas, mas as respostas são raras e muitas vezes assustadoras.
Este curta oferece uma interpretação, um olhar muito pessoal e poético sobre essa degeneração neurológica. Mesmo que o final seja triste e inevitável, 'Mémorable' permanece acima de tudo um filme de amor. Diante da dura realidade vivida por muitos casais e famílias, o uso do stop motion pode marcar uma distância com a realidade. Por outro lado, essa técnica permite uma grande liberdade criativa para imaginar o mundo decadente que enfrenta Louis".
Assista ao filme completo no Vimeo com áudio em francês e legendas em inglês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.