Adele aparece mais magra em festa pós-Oscar; conheça dieta da cantora
Resumo da notícia
- Adele viralizou novamente nas redes sociais por foto em que aparece bem mais magra
- Cantora tem seguido a dieta "Sirtfood", que privilegia um cardápio rico em alimentos com polifenóis e sem alimentos ultraprocessados
- Frutas vermelhas, chocolate meio amargo e até vinho são alimentos permitidos na alimentação; dieta possui duas fases, incluindo uma restritiva
- O ajuste no cardápio deve ser feito de forma personalizada, levando em conta idade, histórico de saúde e prática ou não de atividade física
Não é de hoje que Adele vem surpreendendo os fãs com a sua nova silhueta. No início do ano, uma foto sua no Caribe viralizou por mostrar a cantora mais magra. Agora, a estrela britânica mais uma vez se tornou assunto após uma foto sua durante uma festa no pós-Oscar 2020 circular nas redes sociais.
Ainda mais magra e com um corpete que deixou sua cintura bastante afinada, a cantora aparece ao lado da apresentadora de TV polonesa Kinga Rusin-Lis. De acordo com a revista People, a cantora tem dito que busca um estilo de vida mais saudável por conta do filho, Angelo, de 7 anos.
O processo de perda de peso de Adele vem acontecendo há algum tempo — de acordo com o jornal The Mirror, desde 2017, ela já eliminou cerca de 19 quilos com a ajuda da prática de pilates e da dieta "Sirtfood".
O que é dieta "Sirtfood"?
A dieta que está ajudando Adele a emagrecer consiste em ter um cardápio baseado no aumento da atividade das chamadas sirtuínas ou SIRS (Silent Information Regulators) — enzimas que estariam ligadas ao aumento da expectativa de vida, emagrecimento, combate à inflamação e estímulo de formação de massa magra no corpo.
"Elas também são moduladoras do metabolismo do tecido. Em estudos feitos em ratos, a ativação levou à redução da massa gorda e também a transformação da gordura branca em gordura marrom, que é capaz de queimar mais calorias", explica Cynara Oliveira*, nutricionista e supervisora do departamento de nutrição do Hospital Santa Lúcia.
Normalmente, as SIRS estão presentes em alimentos que contém polifenóis, o que inclui maravilhas como chocolate amargo e até vinho. Esses compostos naturais têm ação antioxidante e são benéficos para diversos sistemas do corpo, inclusive o cardiovascular.
De acordo com Oliveira, os seguintes alimentos são comuns na dieta:
- Suco de uva
- Chá verde
- Chocolate meio amargo
- Tâmaras
- Oleaginosas
- Cebola roxa
- Limão
- Rúcula
- Salsa
- Couve
- Frutas vermelhas
- Cúrcuma
- Azeite de oliva
- Trigo sarraceno
Os alimentos proibidos são basicamente aqueles que devem ser evitados qualquer tipo de dieta: alimentos ricos em carboidratos simples, gorduras saturadas e ultraprocessados.
Dieta é feita em duas fases
A primeira fase dura sete dias e é mais restritiva. A segunda, pela qual o paciente deve ficar por duas semanas, tem o objetivo de manter os benefícios ganhos. Algumas pessoas repetem o ciclo diversas vezes ou apenas levam os ensinamentos gerais da dieta para a rotina de alimentação.
"A fase restritiva torna o plano difícil de ser seguido. Isso não favorece que a pessoa seja reeducada e crie hábitos saudáveis em longo prazo. Quando o paciente retoma sua alimentação anterior, pode acabar exagerando e retomando o seu peso anterior, e às vezes, infelizmente, ganhando até mais, devido a queda do metabolismo", indica Oliveira.
Pontos negativos
De acordo com a nutricionista, o plano alimentar pode não funcionar para todos. "O ajuste no cardápio deve ser personalizado, pois depende de variáveis como a prática regular de atividade física, composição corporal, idade, e histórico de saúde. Não levar em conta esses fatores pode ocasionar deficiências nutricionais e também prejudicar o metabolismo, ocasionando um efeito reverso ao desejado", aponta.
* fonte consultada em reportagem do dia 30/10/2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.