Ser otimista pode ajudar na recuperação após um derrame, diz estudo
Um novo estudo revelou que ser otimista pode ajudar na recuperação de pacientes que sofreram derrame. Os resultados foram apresentados durante a Conferência Internacional de AVC 2020 da American Stroke Association nesta quarta-feira (12).
Segundo os autores, a pesquisa mostrou que níveis mais altos de otimismo em sobreviventes de um AVC foram associados a menor gravidade do problema, menor incapacidade física e menores níveis de inflamação no final de três meses de acompanhamento.
"Nossos resultados sugerem que pessoas otimistas têm um melhor resultado da doença, aumentando o moral pode ser uma maneira ideal de melhorar a saúde mental e a recuperação após um derrame", disse Yun-Ju Lai, um dos autores do estudo.
"Houve estudos que descobriram que os otimistas consistentemente tendem a se recuperar de uma cirurgia pós-operatória ou de uma cirurgia de revascularização mais rápida. Eles tendem a sobreviver a ataques cardíacos melhor e mais rápido também", afirmou Alan Rozanski, cardiologista do Monte Sinai, que estudou o papel do pensamento positivo na prevenção e recuperação de doenças por anos.
Como o estudo foi feito
Os cientistas recrutaram 49 pacientes que sofreram AVC e verificaram que a gravidade do problema e os níveis de interleucina-6 diminuíram à medida que os níveis de otimismo aumentavam.
A interleucina-6 faz parte da resposta imediata do corpo a lesões, mas os níveis crônicos têm sido associados a danos e doenças nos tecidos.
Eles também concluíram que a proteína C-reativa, um sinal de inflamação no corpo, também diminuiu quando os pacientes se mostravam otimistas sobre a recuperação do derrame.
Como evitar um AVC
A melhor forma de reduzir o risco de ter um AVC (ou derrame) é evitar os fatores modificáveis que causam a doença (sobrepeso, pressão arterial e colesterol alto e hábitos ruins). Então, faça o seguinte:
- Pratique atividade física regularmente, ou seja, 150 minutos de exercícios moderados por semana --e saiba que atitudes como caminhar para ir ao trabalho ou à padaria, passear com o cachorro e subir escadas valem para cobrir essa cota de tempo, não precisa ser só o treino na academia.
- Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e alimentos naturais, como carne, peixes, ovos.
- Reduza o estresse. Ter um hobby, praticar ioga, meditação, ler um livro, dançar ou fazer qualquer esporte ajuda a diminuir a tensão, assim como, veja só, não trabalhar demais.
- Não fume e não abuse do álcool.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.