Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O. de Carvalho é internado; quando infecção urinária pode ficar mais grave?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem, em São Paulo

22/02/2020 11h12

Olavo de Carvalho, escritor e guru do presidente Jair Bolsonaro, está internado nos EUA, segundo informações publicadas por conservadores próximos a ele.

De acordo com o site "O Antagonista", a causa da internação teria ocorrido por causa de uma "infecção urinária que evoluiu para infecção respiratória"; mas como isso acontece?

Um quadro que parece simples, como a infecção urinária, pode se agravar em casos específicos e levar até a morte. Tudo depende de como está o organismo de cada paciente, sua imunidade e seu histórico de saúde.

A infecção urinária acontece quando uma bactéria entra pelo canal da urina e chega à bexiga. São bactérias que já vivem na nossa pele, normalmente o sistema imunológico é capaz de bloqueá-las, mas às vezes o organismo perde essa batalha.

Quando limitado ao trato urinário baixo, ou seja, a bexiga, a condição recebe o nome de cistite e costuma ser resolvida sem problemas com antibiótico. Se a infecção "subir" para o trato urinário alto, passando pelo ureter até os rins, a condição passa a ser chamada de pielonefrite e pode ser muito perigosa, pois há risco de as bactérias caírem na circulação sanguínea, causando febre e até uma infecção generalizada.

Quando pode ser mais perigosa

Existem alguns contextos que podem facilitar a piora da infecção. O primeiro é o tipo de bactéria envolvida, que pode ser mais agressiva que o habitual ou super-resistente aos antibióticos. Além disso, a demora para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento aumenta as proporções ao quadro.

Também é preciso ficar alerta se a pessoa não tem outras doenças associadas, como diabéticos, que têm menor tolerância para infecções e a doença tende a se agravar mais rápido, ou imunodeprimidos, que não têm um bom sistema de defesa para frear a bactéria. Por fim, em idosos há maiores chances da infecção se tornar agressiva. A queda de imunidade natural do envelhecimento também pode interferir no risco, e as infecções urinárias respondem por 25% das infecções em idosos. Olavo de Carvalho tem 72 anos.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas da infecção urinária são:

  • Ardor ou dor ao fazer xixi
  • Pressão ou dor no baixo ventre (abaixo da barriga)
  • Vontade de fazer xixi o tempo todo, mas ao ir ao banheiro quase não há o que urinar
  • Xixi escuro, com sangue ou odor diferente
  • Cansaço ou mal-estar

Atenção: febre, dor nas costas, náusea, vômitos, perda de apetite e calafrios podem indicar que a infecção alcançou os rins.

A infecção urinária é tratada com antibióticos e analgésicos para aliviar a dor nas vias urinárias. O paciente deve descansar e ingerir bastante líquido. Outras causas menos frequentes de infecção, como vírus ou fungos, podem exigir terapias específicas. É recomendável que, terminado o tratamento, o fim da infecção seja confirmado por um novo exame.