Coronavirus: exercícios ao ar livre estão liberados?
Para frear a velocidade da disseminação do novo coronavírus, a recomendação é que a população evite aglomerações e, se possível, fique em casa. Academias, por exemplo, não são uma boa ideia, já que o ambiente fechado e repleto de aparelhos compartilhados pode facilitar a contaminação. Mas e quanto ao treino ao ar livre, está liberado?
Especialistas ouvidos pelo VivaBem se dividiram na resposta. Alexandre Naime Barbosa, infectologista e chefe do departamento de infectologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), diz que, tomados os devidos cuidados, a população pode fazer exercícios em locais abertos.
"Não importa se é na praia, se o pé direito da academia tiver 20 metros, ou se você corre no parque. O importante é o distanciamento social", diz. Barbosa pede que se mantenha, no mínimo, dois metros de distância das outras pessoas, para não se expor a gotículas contaminadas.
Não se esqueça de evitar o contato na hora de cumprimentar um conhecido e de deixar de lado esportes coletivos que demandam certo contato, como basquete e futebol.
Barbosa pede cuidados também com os objetos compartilhados, como bebedouros, tapetes e aparelhos de ginástica e barras de alongamento. "Leve sua garrafinha d'água e um álcool gel, para garantir. Mas o melhor é evitar tocar nesses locais em comum".
De acordo com ele, se o indivíduo estiver com febre, dor de garganta, mal-estar, tosse ou espirro, a recomendação é ficar em casa. O mesmo vale para idosos e para quem estiver no grupo de risco (hipertensos, fumantes, asmáticos e quem tem diabetes). Mas Jorge Sampaio, médico consultor da microbiologia do Fleury Medicina e Saúde, afirma que essa recomendação deveria servir inclusive para os saudáveis.
"Se todo mundo tiver a mesma ideia e ir para o Parque do Ibirapuera domingo, às 10h da manhã, estará aglomerado. Se pudermos evitar isso, estaremos fazendo a coisa certa", diz.
Sampaio confessa que ficou assustado com as imagens divulgadas da praia de Copacabana, no domingo (15). "Aquilo é ao ar livre, mas há aglomeração. Todo mundo tem direito de sair, não está proibido. Mas a população precisa estar consciente de que, se sair, estará contribuindo para o avanço da velocidade de transmissão da doença".
Segundo o microbiologista, ao treinar ao ar livre, por exemplo, o indivíduo aumenta, sim, o risco de contaminação, já que pode se encontrar com amigos, encostar em objetos, colocar a mão suja no rosto. "Então, evite sair. Este não é o momento para circular. Se diminui a circulação de pessoas, diminui a velocidade de circulação do vírus. Temos que pensar em todo mundo."
Treinos para fazer em casa
Se você gosta muito de praticar atividade física e não quer parar de se exercitar, o melhor é investir em treinos que podem ser realizados em casa.
O #ProjetoVivaBem, por exemplo, tem treinos executados somente com o peso do corpo, que você pode incluir em sua rotina desde já. Confira os treinos para perder gordura e definir o corpo —comece pelo treino da semana 1.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.