13 dicas para comer com mais atenção e consciência
Uma boa relação com a comida é fundamental para se ter uma alimentação saudável. Essa parceria, que passa por muitos conflitos, parece estar encontrando um caminho para uma convivência mais harmônica: uma dessas vertentes é o mindful eating que pode ser traduzido, em português, como 'comer com atenção plena' ou 'comer consciente'. "Pode-se definir como uma habilidade inata de estar atento ao que acontece dentro de nós quando nos sentamos à mesa, notamos nossos pensamentos, sensações do corpo e sentimentos", explica a nutricionista Driele Quinhoeiro, diretora do Centro Brasileito de Mindful Eating.
Para que a cabeça e o corpo andem em sintonia na hora fome é preciso também cuidar do como se come. Especialistas apontam que é importante reconhecer melhor os sinais que o corpo dá sobre a fome, apetite e saciedade, além de verificar se a fome é mesmo física e não emocional ou social. "Todos esses fatores entram na definição de saúde e falar de alimentação saudável significa colocá-los também no contexto da alimentação", destaca a psicóloga do Hospital Edmundo Vasconcelos, Maria Camila Mahfoud Marcoccia.
Mas chegar em um equilíbrio na hora das refeições requer prática e paciência. Nenhuma mudança é promovida de uma hora para outra. Afinal, em tempos modernos em que se vive atualmente, comer com calma pode parecer luxo. No entanto, ter essa pausa é benéfico e necessário para a evolução dessa relação.
Como se fosse a primeira vez
Uma boa forma de fazer isso é olhar para a refeição como se fosse a sua primeira. É comum experimentar uma sensação boa quando se vai fazer algo que se quer muito pela primeira vez. A Karina Hatano, médica do esporte do Instituto Cohen e Pós-Graduada em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), concorda com essa abordagem. Assim é possível, de fato, saborear intensamente o alimento: "a proposta é identificar cada alimento como se fosse a primeira vez, um momento único. Primeiro, coloca-se uma pequena quantidade na boca para sentir o alimento em toda a língua e ver qual a sensação que ele vai dar".
Os especialistas entrevistados pelo VivaBem listaram 13 passos para chegar ao mindlful eating:
- Escolha uma refeição por dia;
- Esteja presente no momento da refeição, deixe de lado as distrações e preocupações, inclusive as nutricionais;
- Desligue os aparelhos eletrônicos e fique confortável no ambiente;
- Antes de montar o prato, coloque a mão na barriga e cheque sua fome física (0- sem fome e 10- faminto);
- Observe-se nesse momento: como estou sentindo? Quais sentimentos estão presentes? Consigo diferenciar entre fome e vontade de comer?
- Olhe as comidas disponíveis e quais gostaria de comer. Dica: quais fazem sua boca salivar;
- Ao começar a comer, note o que sua língua faz enquanto come, quando os dentes estão triturando o alimento, ao engolir ou terminar de comer;
- Pense na sensação do processo: qual sentimento essa comida me traz? Conforto, alegria, satisfação, calma, paciência;
- Desprenda-se dos julgamentos sobre nutrientes e calorias;
- Aprecie o entorno, onde e com quem está;
- Tente diferenciar fome e saciedade;
- Aproveite cada momento, atentando-se ao cheiro, temperatura, textura, sabor, cor, formato, som. Explore todos os sentidos. Feche os olhos, se achar necessário, para privilegiar algum outro sentido;
- Contemple e avalie a sua experiência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.