Karnal: "Respostas para a crise não virão do grupo de WhatsApp"
O filósofo e escritor Leandro Karnal contou hoje no UOL Debate que está otimista para o fim da crise do coronavírus.
"As pessoas vão acreditar mais [na ciência], se tem dúvida de saúde, procura o médico, o especialista que está debatendo há 30 anos, óbvio que podem errar também, mas pergunte a alguém da área. Não é seu grupo de WhatsApp que dará a resposta", garante.
Karnal afirma que a saída dessa crise sanitária e econômica acontecerá por meio " do pensamento racional e científico".
O escritor ainda fez uma sutil crítica ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dizendo que esse é o momento de um grande líder.
O psicanalista Contardo Callegaris concordou e foi além. Segundo ele, o presidente incentiva um "comportamento mais inconsequente, mais arriscado" das pessoas.
Por sua vez, o também psicanalista Christian Dunker, explicou que esse comportamento inconsequente acontece porque as pessoas não estão pensando nos outros. "É a inércia completa de pensar fora de si, recusa do lugar terceiro, da morte, do perigo real", disse.
O UOL Debate de hoje reuniu Carmita Abdo, psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP; Contardo Calligaris, escritor, psicanalista e dramaturgo; Vera Iaconelli, psicanalista e diretora do Instituto Gerar; Leandro Karnal, historiador e professor do Instituto de Filosofia da Unicamp; e Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.