83% das pessoas malham em casa para manter a calma; veja treinos
Pesquisa encomendada pela rede de academias Smart Fit e mostra que seis em cada dez brasileiros (64,8%) estão se sentindo mais ansiosos desde que foi decretado o isolamento social como forma de conter a disseminação do novo coronavírus. Segundo a análise, feita com mais de duas mil pessoas, um dos maiores aliados no controle da ansiedade tem sido a atividade física: 83,2% disseram que os exercícios ajudam a manter a calma.
A tática tem respaldo científico. Uma análise feita por cientistas da University College London, no Reino Unido, publicada no periódico Journal of Affective Disorders, revelou que, quanto maior a aptidão cardiorrespiratória (capacidade dos sistemas cardiovascular e respiratório fornecerem oxigênio ao corpo durante o exercício), menor o risco de desenvolver ansiedade e depressão.
Além disso, a prática esportiva estimula a produção de substâncias que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhoram o humor, como endorfina e serotonina.
No campo psíquico, o indivíduo ainda vive uma experiência subjetiva positiva por meio do exercício, onde é reconhecido e valorizado pelos seus feitos, o que pode trazer ganhos para a autoestima. As conquistas esportivas também servem de estímulo para concretizar outras coisas no dia a dia. Na pesquisa da Smart Fit, 84,8% das pessoas consideram que se exercitar pode ajudar a criar uma rotina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.