Covid-19: tratamento com anticoagulantes no Sírio traz bons resultados
Um estudo feito por pesquisadores do Hospital Sírio-Libanês apresenta bons resultados preliminares no uso do anticoagulante heparina, usado em ambiente hospitalar, para pacientes diagnosticados com a covid-19 —doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Conforme aponta o pre-print (a pré-publicação da pesquisa que ainda não foi publicada em periódico científico com revisão por pares) da análise feita com 30 pacientes, a comunidade científica ainda não tem certeza da razão pela qual indivíduos infectados com o novo coronavírus tem maior chance de apresentarem coágulos no sangue.
Entre fevereiro e março de 2020, o periódico científico Journal of Thrombosis and Hemosthasis publicou quatro artigos abordando a relação complexa e ainda pouco compreendida entre a covid-19 e trombogênese (formação de trombos, a coagulação de sangue).
Por enquanto, o que os cientistas sabem é que o novo coronavírus induz em casos mais graves, uma tempestade de citocinas (emissão de sinais entre as células durante o desencadeamento das respostas imunes) que leva à ativação de coagulações, causando fenômenos trombóticos.
"O que passamos a entender é que o vírus entra pelo epitélio respiratório (mucosa que se estende da cavidade nasal até os brônquios), agride-o e deixa os brônquios e os alvéolos com a membrana exposta, criando algo parecido com um machucado. Isso faz o corpo querer estancar a ferida, e a resposta do organismo é a coagulação, entrando em estado de hipercoaguabilidade, que na verdade, não resolve o problema", explica a pneumologista Elnara Marcia Negri, do Hospital Sírio-Libanês, em SP.
Uso do anticoagulante
De acordo com a pneumologista, a droga é recomendada para pacientes que têm sintomas mais severos, como a insuficiência respiratória. Para esses casos, o estudo preliminar apontou que a heparina ajuda a desfazer os coágulos que são formados na microcirculação do pulmão e em outros locais do corpo.
"Tivemos bons resultados com um grupo de pacientes que apresentava casos mais graves. Agora esperamos ter mais pacientes —pelo menos cerca de 100— e em mais centros. A ideia é fazer mesmo um guideline, manual de como usar um anticoagulante na covid-19", aponta a médica.
Outro objetivo do grupo de pesquisadores é diminuir a necessidade de ventilação mecânica ao fornecer a medicação precocemente, mas além de mais testes serem necessários, cada caso deve ser avaliado individualmente.
Não tome anticoagulantes sem indicação médica
Tomar a droga sem prescrição e acompanhamento médico pode levar à hemorragia interna —sangramentos no sistema nervoso central e sistema gastrointestinal, que podem até levar a morte. Por isso, a médica reforça que a população não deve comprar para prevenir o quadro ou tomar fora do ambiente hospitalar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.