Estudo mostra como cérebro dá 'replay' em memórias durante o sono
O que acontece com nosso cérebro quando dormimos é uma dúvida que atiça a curiosidade de muitos cientistas. E um estudo publicado na última terça (5) trouxe novas evidências sobre o assunto. O artigo, que saiu na revista Cell Reports, indica que durante o sono, a mente repassa alguns padrões neurais, provavelmente para consolidar aprendizados obtidos ao longo do tempo de vigília.
Os cientistas já desconfiavam desse mecanismo, mas os cientistas conseguiram evidências mais fortes de sua existência nesse estudo.
Como o estudo foi feito?
- O estudo contou com dois voluntários que usavam microeletrodos implantados em seu cérebro;
- Eles foram expostos a uma sequência de luzes em um painel com quatro lampadas de cores diferentes (semelhantes ao jogo Genius dos anos 1980);
- Os cientistas pediram que eles repetissem a sequência assistida em suas mentes;
- Depois disso, eles tiveram 30 minutos de descanso em que puderam dormir e atingir estágios iniciais de sono;
- Os pesquisadores observaram que depois desse período dormindo, seus neurônios continuaram com as mesmas sinapses ativadas durante o jogo;
- O estudo não observou, no entanto, se depois houve alguma evolução durante o jogo, mostrando se esse esquema de consolidação é mesmo eficiente.
Por que isso é importante?
O estudo reforça como o sono é importante para a consolidação da memória e que mesmo curtos períodos de descanso são importantes para isso. Ou seja, tirar pequenos intervalos para descansar pode ser importante para melhorar nosso rendimento no trabalho e no dia a dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.