Falar em voz alta pode deixar coronavírus no ar por 14 minutos, diz MIT
Um novo estudo apresentado pelo MIT, nos Estados Unidos, aponta que partículas de saliva de pessoas que falam alto podem permanecer no ar por um intervalo de oito a 14 minutos. A pesquisa, divulgada hoje, pode auxiliar nos estudos sobre formas de transmissão do novo coronavírus.
Durante o desenvolvimento do estudo, pesquisadores pediram que os voluntários repetissem frases e usaram feixes de luz que permitiam enxergar os perdigotos no ar. A pesquisa pode ser conferida na íntegra, em inglês, através deste link.
Os pesquisadores avaliam que um único minuto de fala em voz alta pode expelir até 1.000 perdigotos contendo o vírus. Por meio das observações feitas na pesquisa, os cientistas analisaram que as gotículas permaneceram no ambiente por mais de oito minutos, chegando a durar até 14 minutos.
No entanto, a pesquisa deixa claro que o estudo foi realizado em um ambiente controlado, sem interferência de correntes de ar ou alterações da temperatura, sem ser possível determinar como seria a proliferação em uma via pública, por exemplo.
Os cientistas alertam que, apesar das restrições do ambiente controlado, é possível que a contaminação por covid-19 se dê através da fala — e que, inclusive, alguns pacientes podem espalhar maior quantidade de vírus do que outros.
O estudo também reforça que a pesquisa só endossa a necessidade do uso de máscaras de proteção para tentar frear a transmissão da doença.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.