Pacientes graves da covid-19 podem apresentar delírios, diz estudo
Delírios, confusão mental e agitação são sintomas que podem aparecer em pacientes com covid-19 em estado grave. Essa é a conclusão de um estudo clínico desenvolvido pela University College London e publicado ontem na revista Lancet Psychiatry.
Mais de 3.550 casos foram analisados e os sintomas foram percebidos em um número pequeno de pacientes. A equipe comparou os casos com 72 casos de pacientes de outras duas doenças provocadas por outros tipos de coronavírus, a MERS e a SARS.
Nesses casos, a questão mental foi avaliada durante a recuperação, com boa parte dos pacientes apresentando estresse pós-traumático.
No caso do novo coronavírus, a equipe afirma que é preciso mais estudos para ampliar as informações sobre os impactos durante o tratamento, mas aponta que tais pacientes apresentam alto risco de desenvolverem um quadro de depressão, por exemplo, após a recuperação. Isso seria um reflexo das incertezas econômicas, falta de estabilidade, dívidas, entre outros.
Os pesquisadores ainda tentam relacionar se fatores físicos podem desencadear problemas mentais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.