Resultado em 10 minutos por US$ 1: Senegal testa exame rápido para covid-19
Um exame que indica se a pessoa está com o novo coronavírus em 10 minutos está sendo testado por pesquisadores do Senegal, na África. Além da rapidez, o custo seria outro atrativo: US$ 1.
Pesquisadores do laboratório DiaTropix, que desenvolve testes de doenças infecciosas e é administrado pelo Instituto Pasteur, estão trabalhando ao lado da empresa britânica Mologic para fabricar os kits de diagnóstico.
O instituto diz que o exame poderá ser lançado em junho se os resultados apresentados nos testes forem satisfatórios.
Os testes feitos atualmente usam a técnica chamada PCR para detecta sequências do RNA do novo coronavírus nos pacientes. O teste rápido que está em desenvolvimento examinaria a saliva e anticorpos para detectar o vírus.
Amadou Sall, diretor do Instituto Pasteur, disse que com este exame será possível analisar de 500 a 1000 testes por dia e quatro milhões em um ano.
"Não é necessário ter um laboratório super equipado. É um teste simples que pode ser feito em qualquer lugar", disse Sall à revista News Cientist.
Os testes podem auxiliar as medidas de contenção do novo coronavírus na África. A África do Sul é o país africano com mais casos, mais de 19 mil, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. O Senegal aparece com 2.812 casos oficiais da covid-19 e 32 mortes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.