Estudo: retroviral usado contra HIV não foi eficaz contra covid-19
A associação de medicamentos lopinavir/ritonavir, retroviral comumente usado no tratamento do HIV, não foi comprovada como eficaz no tratamento de covid-19, conforme aponta uma análise feita por pesquisadores chineses e publicada no periódico New England of Medicine.
No HIV, a droga impede a ação da enzima protease, responsável por criar os conjuntos de aminoácidos que os vírus usam para se multiplicar. As pesquisas atuais buscam entender se o efeito pode ser o mesmo contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Como o estudo foi feito
- O estudo foi feito de forma randomizada, controlada e aberta, envolvendo pacientes adultos hospitalizados em estado grave com infecção pelo novo coronavírus confirmada.
- A idade média dos pacientes foi de 58 anos e 60,3% dos pacientes eram homens.
- Os pacientes foram divididos aleatoriamente em grupos: 99 participantes receberam lopinavir-ritonavir duas vezes por dia durante 14 dias e um grupo de 100 pessoas não fez uso da combinação.
- Aqueles que tomaram os remédios não tiveram um tempo de melhora clínica diferente dos pacientes designados apenas para tratamento padrão.
"Concluindo, descobrimos que o tratamento não acelerou significativamente a melhora clínica, reduziu a mortalidade ou diminuiu a detectabilidade do RNA viral em pacientes com covid-19 grave. Esses dados iniciais devem ajudar estudos futuros a avaliar esse e outros medicamentos no tratamento da infecção pelo novo coronavírus", aponta a publicação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.