Células imunológicas da mama ajudam a manter o tecido mamário saudável
Um grupo de pesquisadores da Austrália descobriu um novo tipo de célula imunológica que mantém o tecido mamário saudável ao regular os ductos da mama, canais por onde passa o leite materno e onde costuma haver grande incidência de tumor. A célula estudada, chamada de macrófago ductal, faz uma força-tarefa para eliminar as células mortas produtoras de leite que precisam ser exterminadas depois do período de aleitamento.
Embora o estudo ainda não seja conclusivo, Silvio Bromberg, mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein, considera a possibilidade de as células imunológicas serem utilizadas futuramente para o tratamento de câncer de mama, já que elas auxiliam na eliminação das células tumorais.
As substâncias secretadas pelas células cancerígenas atraem mais macrófagos que se encarregam de matar essas estruturas celulares responsáveis pelo desenvolvimento de tumores e ativam a produção de anticorpos que levam à resposta imune adaptativa.
Entretanto, a mama não é a única parte do organismo humano a apresentar macrófagos. Vale lembrar que cérebro, fígado, pulmão, pele e intestino também são constituídos de células imunes que participam na regulação das infecções nesses órgãos.
"O efeito do sistema imune no câncer é o resultado de uma interação complexa de células e mediadores químicos com atividade antitumoral. Na fase de eliminação, o sistema imune inato e o adaptativo trabalham em conjunto para detectar a presença do tumor em desenvolvimento e destruí-lo, antes deste se tornar clinicamente aparente", explica o especialista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.