Fiocruz vai iniciar estudos pré-clínicos de vacina para a covid-19
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anunciou o início de estudos pré-clínicos para uma vacina sintética para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). A etapa será conduzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Ainda que seja aprovada em todas as análises, a vacina não deve chegar aos registros antes de 2022.
O instituto agora vai avaliar os aspectos de segurança em modelo animal. A forma sintética da vacina foi escolhida por ser mais rápida, em comparação às metodologias tradicionais, pelo custo reduzido de produção, pela estabilidade da vacina para armazenagem e por não precisar de instalações com muitas exigências em biossegurança durante as primeiras etapas de desenvolvimento.
Sobre a vacina sintética, ela tem como base biomoléculas ou peptídeos antigênicos de células B e T, ou seja, contém pequenas partes de proteínas do vírus Sars-CoV-2 capazes de induzir a produção de anticorpos específicos no processo de defesa do organismo.
Nesta próxima etapa, serão feitas formulações vacinais com essas biomoléculas acopladas em nanopartículas, para avaliação "in vivo", onde serão obtidos os primeiros resultados relacionados à imunidade frente ao novo coronavírus.
A partir dos resultados dos estudos pré-clínicos, parte-se para estudos clínicos de fases 1, 2 e 3, onde são feitos testes com seres humanos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.