Coronavírus: Estudo levanta possibilidade de imunidade duradoura por anos
Um estudo publicado ontem pela revista científica Nature indica que a imunidade ao novo coronavírus adquirida por seres humanos pode durar por longos períodos - possivelmente, até mesmo por mais de uma década.
Ligados a diversas instituições científicas de Singapura, os pesquisadores levaram em conta o histórico de 23 pessoas contaminadas com a Sars (síndrome respiratória aguda grave) em 2002 e 2003. As células T, responsáveis pela defesa do sistema imunológico, ainda foram capazes de reagir à presença do vírus mesmo após 17 ou 18 anos.
"As descobertas demonstram que as células T específicas para vírus e induzidas por infecção por betacoronavírus são duradouras, apoiando a noção de que pacientes com a covid-19 desenvolverão imunidade de longo prazo por células T", diz o estudo.
"As nossas descobertas também levantam a intrigante possibilidade de que as células T de longo prazo geradas após a infecção de vírus relacionados podem ser capazes de proteger o paciente da patologia causada pela SARS-CoV-2 [o novo coronavírus]", completa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.